FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

INIMIGO MEU

Inimigo Meu foi o primeiro filme americano dirigido pelo alemão Wolfgang Petersen, que havia realizado dois grandes sucessos: A História Sem Fim e O Barco – Inferno no Mar. A trama é inspirada em um filme de guerra Inferno no Pacífico, dirigido em 1968 por John Boorman e com Lee Marvin e Toshiro Mifune nos papéis principais. A diferença é que, ao invés de dois soldados, um americano e um japonês, presos em uma ilha logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, temos aqui um terráqueo e um alienígena que precisam conviver um com o outro em um planeta distante. A animosidade inicial dá lugar primeiro a necessidade de sobrevivência, que depois se transforma em amizade. O filme de Petersen conta com Dennis Quaid (Willis) e Louis Gossett Jr. (Jerry). Com habilidade, o diretor conduz sua narrativa, que na fachada é uma ficção-científica, mas que, em essência, é um drama de profunda humanidade e que trata como poucos de valores às vezes deixados de lado, como honra, amizade, coragem e sacrifício. Sua história poderia se passar em qualquer tempo e lugar sem perder sua força dramática. Vale destacar o incrível trabalho de maquiagem feito pela equipe de Daniel Parker no ator Louis Gossett Jr. Sua personagem pertence a uma raça com características de répteis, do planeta Dracon.
INIMIGO MEU (Enemy Mine – EUA 1985). Direção: Wolfgang Petersen. Elenco: Dennis Quaid, Louis Gossett, Jr., Brion James, Richard Marcus, Carolyn McCormick e Scott Kraft. Duração: 108 minutos. Distribuição: Fox.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

4 respostas

  1. Uma boa história pode estar embaixo da pele de qualquer personagem, em qualquer momento histórico, ou em qualquer galáxia. Este é o maior serviço das histórias/estórias do homem para o próprio homem. Releituras. E “Inimigo Meu” é um ótimo exemplo de como uma história tão distante do nosso cotidiano (implausível para uns) pode acender paralelos, realçando as características humanas – mesmo em não-humanos.

  2. Marden nao li seu comentario do filme do dia. Mas eu assisti esse filme uma unica vez na minha vida eu era muito garoto, mas ficou gravado na minha mente ate hj… assim como tbm assisti a um filme uma unica vez sobre um japones e um americano presos numa ilha… incrivel esses filmes… INCRIVEIS!!!!

    Abs Marden!
    Abs Glauber!
    Abs a todos os seguidores!!

  3. Tai um filme otimo p se assistir repetidas vezes, eu me emociono so de me lembrar, hj nao posso mais ve-lo mas escuta-lo com certeza fara o mesmo efeito, obrigada por reviver esse sentimento em meu coraçao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES