FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

O FALCÃO MALTÊS

Antes de mais nada é preciso esclarecer que quando foi lançado nos cinemas no início dos anos 1940, este primeiro filme dirigido por John Huston recebeu no Brasil o nome de Relíquia Macabra. Somente a partir dos anos 1980, quando foi lançado em VHS é que ele passou a ser chamado de O Falcão Maltês, tradução literal do título original, The Maltese Falcon. Com roteiro do próprio diretor, baseado na obra de Dashiell Hammett, o filme conta mais um caso de investigação do detetive Sam Spade (Humphrey Bogart), que é contratado por uma linda e misteriosa mulher que pede a ele que resgate uma estátua aparentemente sem valor. Como o pagamento é bem acima da média, Spade aceita o caso e termina se envolvendo em uma trama cheia de mistérios e mortes. É considerada a obra precursora do film noir, um gênero variante do policial, muito comum nos anos 1940 e 1950 e que tinha como uma de suas características retratar o submundo e seus anti-heróis. Huston define aqui as regras e encontra em Bogart o ator ideal para dar vida a Spade. O elenco de apoio também não fica atrás, com destaque especial para Peter Lorre e Mary Astor. O Falcão Maltês é um filme marcante e fundamental na história do cinema.
O FALCÃO MALTÊS (The Maltese Falcon – EUA 1941). Direção: John Huston. Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre, Barton MacLane, Lee Patrick, Ward Bond, Sydney Greenstreet e Elisha Cook Jr. Duração: 100 minutos. Distribuição: Warner.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

2 respostas

  1. Sugestão: veja este filme à noite,… com apenas um quebra-luz no canto da sala [ou quarto]. E para os cinéfilos mais extremistas… um velho e bom cigarro a melhorar o ambiente. Imperdível! ps: eu vou de cigarilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES