Tenho formação em Comunicação Social – Jornalismo, e fui servidor da Justiça Eleitoral por 38 anos. Sou também palestrante, roteirista, um dos curadores do Cine Passeio e comentarista de cinema das rádios CBN Curitiba e CBN Londrina. Escrevi cinco guias de cinema, lançados pela Editora Arte e Letra. Mantenho este portal e um canal no YouTube: www.youtube.com/cinemarden
Nasci em Natal – RN, e aos oito meses de idade mudei Teresina – PI, terra de meus pais, onde cresci e me apaixonei pela Sétima Arte.
A partir de outubro comecei a escrever regularmente. Sempre na área cultural, mais especificamente, falando e escrevendo sobre Cinema.
Ingressei, mediante concurso público, na Justiça Eleitoral, em 1985, e lá permaneci por 38 anos, até me aposentar, em 2023.
Mudei-me para Curitiba.
Conclui meu curso superior em Comunicação Social – Jornalismo.
Tornei-me comentarista de cinema no programa 96 Minutos, em maio de 2003, na rádio 96 Rock, que depois virou 91 Minutos, a partir de janeiro de 2006, na rádio 91 Rock e por fim, migrou em abril de 2011 para a rádio Transamérica Light com o nome de Light News, permanecendo no ar até setembro de 2021.
Tornei-me comentarista de cinema da rádio CBN Curitiba.
Em março fui agraciado com uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por minha atuação na área cultural e com o Prêmio Cultura e Divulgação da Câmara Municipal de Curitiba.
Lancei o canal do Cinemarden no YouTube. Publiquei meu primeiro livro: Cinemarden: Um Guia (possível) de Filmes.
Publiquei meu segundo livro: Cinemarden: Um Guia (possível) de filmes – Volume 2.
Tornei-me comentarista de cinema da rádio CBN Londrina.
Publiquei meu terceiro livro: Cinemarden Vai aos Tribunais: Um Guia de Filmes Jurídicos e Políticos.
Iniciei meu trabalho como um dos curadores do Cine Passeio, em Curitiba.
Publiquei meu quarto livro: Cinemarden: Um Guia (possível) de Filmes – Volume 3.
Tornou-me membro da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (ABC).
Tornei-me membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Em setembro recebi a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais, concedida pela Prefeitura Municipal de Curitiba, por meu trabalho na área cultural.
Publiquei meu quinto livro: Cinemarden Vai ao Oscar, onde resenhei todos os longas de ficção vencedores do Prêmio da Academia em todas as cerimônias, da primeira, realizada em maio de 1929, até a 96ª, que ocorreu em março de 2024.
Em setembro de 2010 eu decidi que criaria um blog onde escreveria todos os dias uma resenha sobre um filme. Surgiu então o Cinemarden, que depois se transformou em um site e desde 09 de setembro de 2010, sem furar um dia sequer, venho postando diariamente resenhas na coluna “Filme do Dia”. Basta conferir na página inicial o contador de textos publicados.