O americano Gregory Hoblit vinha de uma carreira de mais de dez anos na televisão. Ao longo deste período, ele dirigiu diversos episódios de seriados e alguns telefilmes. A chance de dirigir seu primeiro longa-metragem para cinema surgiu quando caiu em suas mãos o roteiro As Duas Faces de Um Crime, escrito por Steve Shagan e Ann Biderman, com base no livro de William Diehl. Trata-se de um filme de tribunal misturado com boas doses de suspense. Tudo se passa em Chicago, onde um coroinha, Aaron (Edward Norton, em seu primeiro papel no cinema), é acusado de ter matado o arcebispo. O advogado Martin Vail (Richard Gere) decide defendê-lo. Afinal, aquele caso poderá lhe garantir uma excelente projeção na imprensa. Hoblit trabalha com habilidade a dúvida que se estabelece: Aaron é inocente ou culpado? Além disso, como é comum neste tipo de história, as investigações terminam por revelar segredos que deveriam permanecer escondidos. As Duas Faces de Um Crime “brinca” com esta dualidade e, de quebra, abre espaço para Edward Norton brilhar. Sua interpretação é intensa, delicada, complexa, frágil e marcante. Não por acaso, lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
AS DUAS FACES DE UM CRIME (Primal Fear – EUA 1996). Direção: Gregory Hoblit. Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Edward Norton, John Mahoney, Alfre Woodard, Frances McDormand, Maura Tierney, Steven Bauer e Terry O’Quinn. Duração: 129 minutos. Distribuição: Paramount.