“Ela via a vida através da lente de uma câmera. Então, de repente, ela viu a morte”. Essa era a frase do cartaz de Os Olhos de Laura Mars, dirigido por Irvin Kershner. Esse foi o primeiro roteiro do cineasta John Carpenter vendido para um grande estúdio. Trata-se de um slasher, subgênero do terror, surgido nos Estados Unidos no início da década de 1970. A inspiração veio do giallo italiano e suas tramas com assassinos psicopatas mascarados que matavam mulheres com requintes de crueldade. Segundo meu amigo Antonio Cava, um dos maiores especialistas em giallo que eu conheço, Kershner seguramente se inspirou em Premonição, que Lucio Fulci lançara no ano anterior com Jennifer O’Neil à frente do elenco. Aqui temos Faye Dunaway no papel-título, uma vez que Barbra Streisand recusou o convite. Ela é uma fotógrafa que se notabilizou por emular assassinatos em seus trabalhos. Isso, obviamente, gera muita polêmica, mas lhe traz muita fama. Tudo muda quando pessoas próximas a ela começam a morrer e ela própria se torna alvo de um assassino em série. O mais estranho é que ela tem visões das mortes e vê as vítimas pelos “olhos” do criminoso. Os Olhos de Laura Mars é eficiente em sua estrutura e não desapontou nas bilheterias mundiais. Muito por conta do nome de Faye Dunaway, que havia acabado de ganhar o Oscar de melhor atriz por seu trabalho em Rede de Intrigas. Também, dizem alguns, por causa de suas belas pernas. Duas curiosidades: Primeira, o roteiro original de Carpenter sofreu diversas modificações e teve as participações de David Zelag Goodman e de Tommy Lee Jones, que escreveu os diálogos de seu personagem no filme. Por pouco o nome de Carpenter nem apareceria nos créditos. Isso mudou após o grande sucesso de Halloween, que ele dirigiu no mesmo ano. E segunda, Streisand gravou a canção tema Prisoner, a pedido de seu então parceiro, o produtor Jon Peters.
OS OLHOS DE LAURA MARS (Eyes of Laura Mars – EUA 1978). Direção: Irvin Kershner. Elenco: Faye Dunaway, Tommy Lee Jones, Brad Dourif, Rene Auberjonois, Raul Julia, Frank Adonis e Lisa Taylor. Duração: 104 minutos. Distribuição: Columbia/Versátil.