FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

MEU PÉ DE LARANJA LIMA

As aventuras de Zezé e seu pé de laranja lima estão no imaginário da geração que cresceu nos anos 1970 e 1980. Primeiro, veio o livro, em 1968, escrito por José Mauro de Vasconcelos. Dois anos depois, saiu a primeira adaptação para cinema, dirigida por Aurélio Teixeira, bem como a primeira versão para televisão, realizada pela TV Tupi. Duas outras versões foram feitas pela TV Bandeirantes, uma em 1980, outra em 1998. Até chegarmos à esta nova adaptação cinematográfica de Meu Pé de Laranja Lima, segundo longa do roteirista Marcos Bernstein, que também escreveu o roteiro, junto com Melanie Demantas. A versão 2012 apresenta o próprio autor do livro, vivido pelo ator Caco Ciocler, que relembra sua infância. Entra em cena então João Guilherme de Ávila, que vive o menino Zezé. A partir daí, acompanhamos o dia-a-dia de uma criança do interior. As brincadeiras, as travessuras, as longas conversas com um pé de laranja lima no quintal de sua casa, a convivência com o irmão menor e com as irmãs mais velhas, além da amizade com o Portuga (José de Abreu). Meu Pé de Laranja Lima é uma história carregada de situações que poderiam transformar sua narrativa em algo extremamente piegas. Bernstein consegue fugir do melodrama, e, ao mesmo tempo, presta uma grande homenagem ao material original.    

MEU PÉ DE LARANJA LIMA (Brasil 2012). Direção: Marcos Bernstein. Elenco: João Guilherme Ávila, José de Abreu, Caco Ciocler, Emiliano Queiroz, Eduardo Dascar, Ricardo Bravo, Kathia Calil, Júlia de Victa, Tino Gomes, Eduardo Moreira e Leônidas José. Duração: 99 minutos. Distribuição: Imovision.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

4 respostas

  1. nossa, esse livro me marcou tanto… eu tinha uns 13 anos quando li. eu lembro que chorei tanto com ele que na época não tive coragem de assistir ao filme, para não chorar de novo daquele jeito rsrs. me interessei pela versão 2012. acho que hoje já tenho a bravura necessária para enfrentar de novo essa história tão linda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES