FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

PARIS, TEXAS

No início dos anos 1980 Wim Wenders era o maior representante do moderno cinema alemão. Ele já tinha quase vinte anos de carreira quando realizou Paris, Texas. Wenders já havia flertado com o cinema dos Estados Unidos ao dirigir Hammett, em 1982, produzido por Francis Ford Coppola. Mas é Paris, Texas que revela o olhar americano de Wenders. Baseado na peça do ator e dramaturgo Sam Shepard, adaptada por L. M. Kit Carson, somos apresentados à personagem de Travis (Harry Dean Stanton), um homem que vaga pelo deserto sem destino, sem saber quem é e muito menos onde está. Ele é encontrado por seu irmão, Walt (Dean Stockwell), que decide levá-lo para sua casa na esperança de que ele recupere a memória. Gradativamente, Travis lembra que abandonou a esposa, Jane (Nastassja Kinski), e o filho pequeno quatro anos atrás. Ele inicia então uma viagem ao seu passado para, com isso, compreender melhor o seu presente. Wenders conta com o auxílio da hipnótica trilha sonora de Ry Cooder e a expressiva fotografia de Robby Müller para narrar essa tocante história de autoconhecimento. A busca de Travis termina se tornando a nossa busca também. Paris, Texas consolidou a carreira internacional de Wenders e foi o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1984, além de 14 outros prêmios.
PARIS, TEXAS (Paris, Texas – Alemanha/França/Inglaterra/EUA 1984). Direção: Wim Wenders. Elenco: Harry Dean Stanton, Nastassja Kinski, Dean Stockwell, Hunter Carson, Aurore Clément, Bernard Wicki e John Lurie. Duração: 160 minutos. Distribuição: Europa Filmes/Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

5 respostas

  1. Oi Marden, adoro seu olhar para o cinema …. tambem adoro cinema…

    acho que houve um equivoco ao citar o nome dos personagens ja assisti este filmes umas 5 vezes eu acho no cine conhecimento da tv futura e o Travis é que é o personagem que vaga pelo deserto…. enganos acontecem …

    abração
    Janete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES