FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

SE MEU APARTAMENTO FALASSE

A versatilidade de Billy Wilder é de fácil comprovação. Basta conferir sua extensa filmografia. Como roteirista e diretor, Wilder é um exímio contador de histórias. Sua especialidade é o humor, mas esse humor vem sempre acompanhado de uma forte carga dramática ou, como em alguns casos, de muita ironia e sarcasmo. A comédia Se Meu Apartamento Falasse é um bom exemplo do “padrão Wilder” de fazer rir. Na história, Bud Baxter (Jack Lemmon) quer agradar seus patrões e como mora sozinho, decide emprestar seu apartamento para seus chefes usarem como local para encontro com suas amantes. Tudo corre bem, até que ele se apaixona por Fran (Shirley MacLaine), amante de um deles. O roteiro, escrito por Wilder em parceria I.A.L. Diamond, seu colaborador mais constante, explora sutilmente a solidão, mecanização e impessoalidade da vida e do ambiente de trabalho. O filme é engraçado, mas também nos faz refletir sobre nossas escolhas. Os conflitos vividos por Bud Baxter, interpretado de maneira soberba por Jack Lemmon, estão no centro da visão de mundo de Wilder. Um diretor que sempre tem o que dizer e sabe muito bem como fazê-lo. Se Meu Apartamento Falasse foi o grande vencedor do Oscar de 1961, quando ganhou os prêmios de melhor filme, diretor, roteiro original, direção de arte e edição.
SE MEU APARTAMENTO FALASSE (The Apartment – EUA 1960). Direção: Billy Wilder. Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray, Ray Walston, Jack Kruschen, David Lewis, Hope Holiday, Joan Shawlee, Naomi Stevens e Johnny Seven. Duração: 125 minutos. Distribuição: Fox.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

2 respostas

  1. Antes de uma viagem que fiz a NY, pesquisei alguns musicais da Broadway para ver. Escolhi alguns e dentre esses, estava “Promises, Promises” (o remake atual, com Kristen Chenoweth) cujo roteiro foi baseado no filme The Apartment. Como preparação para ver o musical, assisti pela primeira vez ao filme e é muito bom. O musical tem trilha composta por Burt Bacharat e acho que a música mais conhecida é “I’ll never fall in love again”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES