FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

MEU PÉ ESQUERDO

O cinema, assim como a vida, está cheio de exemplos de superação. Meu Pé Esquerdo, filme dirigido em 1989 pelo cineasta irlandês Jim Sheridan, conta uma história real de Christy Brown. Filho de uma humilde família irlandesa, ele nasceu portador de uma rara paralisia cerebral, que tirou todos os movimentos do corpo, exceto o pé esquerdo. Mas isso não impediu Christy de mostrar seu talento e inteligência como pintor e escritor. É preciso destacar que em uma história como essa é muito fina a linha que separa o drama humano da caricatura melodramática. Sheridan consegue passar longe desse perigo, principalmente, por conta de sua direção quase documental e do excelente elenco. Em especial, os dois atores que interpretam Christy: Hugh O’Conor, quando criança, e Daniel Day-Lewis, na fase adulta. O diretor não “enfeita” as cenas e não mostra em momento algum a personagem principal como um pobre coitado que nasceu para sofrer. Pelo contrário, Christy é arrogante e fica claro que ele tinha que agir assim para se impor e superar sua condição e os preconceitos e os receios de seus familiares e dos demais. Em tempo: Day-Lewis ganhou em 1990 quase todos os prêmios de interpretação masculina por este trabalho.
MEU PÉ ESQUERDO (My Left Foot: The Story of Christy Brown – Irlanda 1989). Direção: Jim Sheridan. Elenco: Daniel Day-Lewis, Fiona Shaw, Brenda Fricker, Hugh O’Conor, Adrian Dunbar, Ray McAnally, Alison Whelan, Cyril Cusack e Ruth McCabe. Duração: 103 minutos. Distribuição: Fox.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

3 respostas

  1. Uma curiosidade que não acrescenta nada, mas por algum motivo esquisito eu sempre lembro disso quando alguém cita essa obra: nessa época o Stallone declarou que esse era seu filme preferido. Talvez tenha sido um choque para mim imaginar Rambo se emocionando com a superação alheia sem o uso de armas letais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES