FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

LARANJA MECÂNICA

Stanley Kubrick já morava na Inglaterra há pouco mais de dez anos. Laranja Mecânica é baseado no livro de mesmo nome escrito por Anthony Burgess e teve o roteiro adaptado pelo próprio Kubrick. Em um futuro próximo, porém indefinido, acompanhamos o dia-a-dia do jovem Alex, vivido pelo quase iniciante Malcolm McDowell. Ele tem apenas três interesses na vida: estupro, ultraviolência e Beethoven.  A visão amarga de Kubrick para nosso futuro só não é pior que o desprezo que ele demonstra em seu filme pelos governantes da máquina estatal. Isso até suaviza um pouco a falta de perspectiva que muitos jovens, como Alex, por exemplo, têm em relação ao mundo e ao convívio em sociedade. Apesar de a personagem ser deplorável em todos os aspectos, a habilidade do diretor e, principalmente, a maneira carismática com que ela é interpretada por McDowell dão uma dimensão muito maior do que inicialmente esperávamos. Laranja Mecânica, mesmo depois de tantos anos de seu lançamento, continua perturbador e assustadoramente atual. Kubrick, e isso fica claro ao analisarmos sua filmografia, sempre foi um cineasta descrente da raça humana. Para ele, o ser humano não tem salvação. Para nós, infelizmente, ele realizou apenas 12 filmes e esse é uma de suas obras-primas.
LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange – Inglaterra 1971). Direção: Stanley Kubrick. Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, John Clive, Adrienne Corri, Carl Duering, Paul Farrell, Clive Francis, David Prowse e Michael Gover. Duração: 136 minutos. Distribuição: Warner.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

6 respostas

  1. Um dos filmes que mais me impressionou… um dos mais violentos e essa violencia não é apenas manifesta nas brigas e matanças… é a violência do poder, das palavras e da cultura. Aproveito para perguntar ao Marden se na sua opinião esse é o melhor trabalho do Mcdowell ou se ele conseguiu se superar em algum outro papel… qual? eu só vejo ele fazendo canastrices e então fico imaginando que foi a mão pesada do Kubric que conseguiu espremer um desempenho tão excepcional. Será?

    JOPZ

  2. McDowell é um ótimo ator, no entanto, ficou muito marcado pelo papel de Alex, em Laranja Mecânica. Existem outros dois trabalhos dele que eu gosto muito: em Se… (que ele fez um pouco antes) e Um Século em 43 Minutos (que ele fez oito anos depois).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES