FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

DICK TRACY

Criado por Chester Gould no início dos anos 1930 e publicado durante anos em diversos jornais, o detetive Dick Tracy já havia sido adaptado para rádio, cinema e televisão. Na virada dos anos 1980 para os 1990, uma época em que filmes inspirados em histórias-em-quadrinhos era algo bem raro, o ator, diretor e produtor Warren Beatty resolveu trazer outra vez Dick Tracy para as telonas. O roteiro, escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr. não é dos mais criativos, no entanto, Beatty caprichou na cobertura. Com ele próprio à frente do papel-título, ele convidou alguns amigos, tipo Al Pacino e Dustin Hoffman, para citar apenas dois, para trabalhar no filme. O requinte e extremado cuidado da produção é visível já a partir da primeira cena. Além dos cenários e dos figurinos impecáveis, o detalhe que mais chama a atenção é a forma como as cores são mostradas e utilizadas. O diretor de fotografia italiano Vittorio Storaro, que já havia trabalhado com Beatty em Reds, cuidou desse departamento e conseguiu texturas impressionantes de cores que deixam nossos olhos maravilhados. Outros pontos de destaque são a bela trilha sonora composta por Danny Elfman e a maquiagem dos vilões. Diante de tantas adaptações de HQ’s disponíveis hoje no mercado, é até salutar ver ou rever Dick Tracy e perceber que ele estava muitos anos adiante de seu tempo. Algo que, quando de seu lançamento, pouca gente percebeu.
DICK TRACY (Dick Tracy – EUA 1990). Direção: Warren Beatty. Elenco: Warren Beatty, Al Pacino, Glenne Headly, Paul Sorvino, Madonna, Charlie Korsmo, William Forsythe e Dustin Hoffman. Duração: 105 minutos. Distribuição: Buena Vista.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Uma resposta

  1. “Dick, que nome maravilhoso”, na voz de Madonna. Certamente, uma piada intraduzível. Eis aí pérolas de um filme que sim, ficou na memória. Bem melhor, inclusive, se comparado a um sofrível Besouro Verde ou Lanterna Verde dos dias de hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES