Bye Bye Brasil, que Carlos (Cacá) Diegues dirigiu no final dos anos 1970 é um road movie revelador de um Brasil cheio de Brasis. Lorde Cigano (José Wilker) e Salomé (Betty Faria) viajam pelo país com a Caravana Rolidei. Eles realizam pequenos espetáculos por lugares tão remotos e humildes que nem a televisão conseguiu chegar. A partir de um certo ponto, o sanfoneiro Ciço (Fábio Júnior) e sua mulher, Dasdô (Zaira Zambelli), se juntam ao grupo mambembe. A caravana funciona como um microcosmo da realidade nacional da época, que ainda vivia sob a ditadura militar. Mesmo passado tanto tempo, muita coisa continua igual e é aí que reside a força desse belo filme de Diegues. A opção por cores bem fortes e espaços abertos, o contato com o povo e a esperança estampada nos rostos dos pobres que assistem aos shows dos artistas revelam uma riqueza genuinamente brasileira, e por isso mesmo, única. Cacá Diegues embala seu filme com a música-tema de Chico Buarque e compõe ele também um grande e belo hino de amor ao Brasil e sua gente.
BYE BYE BRASIL (Brasil 1979). Direção: Cacá Diegues. Elenco: José Wilker, Betty Faria, Fábio Júnior, Zaira Zambelli, Jofre Soares e José Márcio Passos. Duração: 105 minutos. Distribuição: Paramount.
Respostas de 2
Continua, para mim, um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos!
Sabe que não gostava desse filme como hoje em dia… talvez pela sua autenticidade passei a ver com outros olhos. Muito bom mesmo.