FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS

Se você quiser um único motivo para assistir ao 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, eu perguntaria: quantas vezes na vida você teve a oportunidade de ver um filme feito na Romênia? Independente dessa questão “cultural”, esta impactante obra escrita e dirigida por Cristian Mungiu merece ser vista por ser, antes de tudo, um grande filme. Mas é bom que fique bem claro que não se trata de um drama qualquer. Aqui, acompanhamos um período de duas amigas: Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu). Elas dividem um quarto num dormitório estudantil, nos últimos dias do comunismo, em 1987. As duas estudam em uma universidade no interior da Romênia. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país, mas Otilia irá ajudar a amiga, alugando um quarto num hotel barato e chamando um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) para resolver o problema. Porém, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que imaginava, o “médico” aumenta as exigências para realizar o serviço. O título do filme resume o tempo contado da gestação e Mungiu não utiliza meias-palavras nem artifícios dramáticos para mostrar a difícil realidade vivida pelas amigas. Seu filme é seco, direto e cruel na abordagem que faz e reside aí sua força narrativa.
4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS (4 luni, 3 saptamâni si 2 zile – Romênia 2007). Direção: Cristian Mungiu. Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Ion Sapdaru, Alexandru Potocean, Teodor Corban, Tania Popa, Cerasela Iosifescu e Doru Ana. Duração: 113 minutos. Distribuição: Lumière.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

7 respostas

  1. Chama atenção, além da temática polêmica, a fotografia sempre “crua”, mostrando uma Romênia depressiva, mas principalmente o fato do filme ter suas cenas montadas em diversos planos-sequência. Um bom filme realmente.

  2. ÓTIMA DIKA, quero conferir, mas por enquanto de todos as boas dikas, surpresas e informações que peguei e conferi por aki, nenhuma foi melhor do que ZATOICHI. Valeuz e bom findi.

    JOPZ

  3. andei repensando o tema… apesar de gravidez e aborto serem muito polemicos e pra mim não tem força de atração nenhuma, percebi que tive boas surpresas nos filmes que tratam disso:

    O PREÇO DE UMA ESCOLHA com a Demi Moore achei muito bom… é sobre aborto.

    JUNO achei incrível e cativante sobre gravidez na adolescencia

    ONDE MORA O CORAÇÃO com a Natalie Portman também é gravidez na adolescencia e achei um filme bem agradável, quase pipoca.

    tá na lista pra conferir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES