FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

UM BARCO E NOVE DESTINOS

Alfred Hitchcock era um cineasta que adorava desafios. Fossem eles técnicos ou narrativos. Um Barco e Nove Destinos, que ele dirigiu em 1944, contempla os dois aspectos. Toda a ação acontece dentro de um barco. A partir de uma ideia do próprio Hitchcock, o escritor John Steinbeck desenvolveu o argumento e o roteiro ficou a cargo de Joe Swerling e Ben Hecht. Durante a Segunda Guerra Mundial, um navio aliado e um submarino alemão travam uma batalha e terminam destruídos. Os oito sobreviventes do navio entram em um pequeno barco. O conflito maior surge quando eles resgatam o único sobrevivente do submarino inimigo. Rechaçado pela crítica americana quando de seu lançamento, que chegou até a chamar o diretor de nazista, Um Barco e Nove Destinos fracassou nas bilheterias. Na verdade, o “barco” de Hitchcock é uma alegoria da visão que ele tinha da Segunda Guerra. Com a eficiência de sempre, o cineasta nos prepara para os acontecimentos que virão utilizando um plano-sequência (tomada sem cortes). Depois, estabelece a ação dentro da minúscula embarcação. Hitchcock tinha o hábito de fazer uma ponta em seus filmes. Como o próprio título já antecipa, temos apenas um barco e nove pessoas dentro. E mesmo assim, ele aparece no filme. Fica o desafio: Onde está Hitch?
UM BARCO E NOVE DESTINOS (Lifeboat – EUA 1944). Direção: Alfred Hitchcock. Elenco: Tallulah Bankhead, William Bendix, Walter Slezak, Mary Anderson, John Hodiak, Henry Hull, Heather Angel, Hume Cronyn e Canada Lee. Duração: 96 minutos. Distribuição: Fox.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Uma resposta

  1. Bastaria saber que trata-se de um Alfred Hitchcock para assistir sem pestanejar. Agora, colocar nove almas num pequeno barco à deriva, sendo um nazista em plena Segunda Guerra… o que vocês estão esperando? Imperdível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES