FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

SOBRE MENINOS E LOBOS

Amigos de infância, Jimmy, Dave e Sean cresceram juntos no mesmo bairro de Boston e tiveram suas vidas marcadas por uma tragédia. Décadas mais tarde, uma nova tragédia volta a reuni-los e termina por provocar uma reação em cadeia que tem ligação direta com o passado dos três garotos. Baseado no livro de Dennis Lehane, adaptado pelo roteirista Brian Helgeland, Sobre Meninos e Lobos encontrou na direção de Clint Eastwood a economia e a sensibilidade necessárias para se transformar em uma contundente trama cinematográfica. Preste atenção já na seqüência de abertura. Ela apresenta as três personagens principais no passado. Com a sutileza que lhe característica, Eastwood define bem a personalidade de cada dos meninos com um simples ato de escrever o nome no cimento fresco de uma calçada. Outra forte característica do diretor é um dom quase sobrenatural para escolher os atores certos para os papéis e saber tirar deles, sempre, grandes interpretações. Não por acaso, Sean Penn (Jimmy) e Tim Robbins (Dave), foram premiados com o Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente, em 2004. Sobre Meninos e Lobos também lida com questões mais complexas, como por exemplo, os rótulos que as pessoas recebem daqueles com quem convivem. Uma espécie de “carimbo” ou “marca” que o acompanhará por toda a vida. Há também um forte elo ligando passado e presente. Um elo tão forte que mesmo diante da falta de evidências concretas insiste em ligar pontos que na verdade não existem. É como se a mão pesada e imutável do destino já tivesse tudo traçado e sem chance alguma de mudança. Eastwood é mestre na condução desse tipo de história, ou melhor, de qualquer tipo de história. São poucos os diretores com uma carreira tão sólida e de conteúdo tão coerente. Isso faz dele um verdadeiro autor e Sobre Meninos e Lobos é mais um de seus grandes trabalhos.
SOBRE MENINOS E LOBOS (Mystic River – EUA 2003). Direção: Clint Eastwood. Elenco: Sean Penn, Kevin Bacon, Tim Robbins, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden, Laura Linney, Kevin Chapman, Tom Guiry, Emmy Rossum, Spencer Treat Clark e Andrew Mackin. Duração: 138 minutos. Distribuição: Warner.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

2 respostas

  1. Sobre Meninos e Lobos é um filme de atores… e carrega esse talento por toda a tragédia que se instala. Impressionante o desfecho. E talvez seja igualmente o título em português que chega a ser mais acertado que o original em inglês. Imperdível.

  2. eu assisti esse filme. lembro que não tinha nenhuma expectativa sobre ele porque não gostei do trailer (tinha cara de mal feito, igual aquele que está passando agora de “Jogo de Poder” e fui surpreendida. eu adoro o Sean Penn.

    beijo, Marden!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES