O irlandês John Carney foi baixista e vocalista da banda The Frames entre 1990 e 1993. Depois, deu início a uma carreira como roteirista e diretor de televisão, até a estreia no cinema, em 2001, com o longa On the Edge. Sete anos depois, com Apenas Uma Vez, Carney ganhou os holofotes após a vitória do Oscar de melhor canção que seu segundo longa obteve. Mesmo Se Nada Der Certo é seu trabalho seguinte e o primeiro realizado fora de sua Dublin natal. O roteiro, escrito pelo próprio diretor, nos leva a Nova York. Lá, somos apresentados a duas personagens que passam por um momento em que se sentem no fundo do poço. Dan (Mark Ruffalo), é produtor fonográfico e perdeu o emprego e o rumo na vida. Já Gretta (Keira Knightley), que compõe e canta, foi largada pelo namorado, Dave (Adam Levine, vocalista do Maroon 5), um cantor em ascensão. O acaso termina unindo Dan e Gretta e, a partir daí, ambos percebem que podem dar a volta por cima. Carney, de um jeito bem pessoal e bastante criativo, vem revolucionando e modernizado o clássico formato do musical cinematográfico. O que caracteriza o gênero é a utilização de canções no lugar de diálogos. Tanto no filme anterior como neste Mesmo Se Nada Der Certo, a música tem papel fundamental na condução da narrativa. Mas, se você for daqueles que abominam musicais, pode ficar tranquilo. O diretor consegue fazer uso das canções de uma maneira orgânica. Porém, sem que os atores em cena saiam cantando o que estão sentindo. Apesar de as canções serem cantadas e expressarem seus sentimentos. E é justamente nesta habilidade de Carney em driblar e subverter as regras do musical que se encontra a originalidade e a beleza deste filme que, ao terminar, nos deixa com aquele riso bobo no canto da boca. Do tipo que nos lava a alma. E as canções, vou logo avisando, grudam no ouvido.
MESMO SE NADA DER CERTO (Begin Again – EUA 2013). Direção: John Carney. Elenco: Mark Ruffalo, Keira Knightley, Catherine Keener, James Corden, Hailee Steinfeld, Adam Levine, Mos Def e CeeLo Green. Duração: 104 minutos. Distribuição: Imagem Filmes.
Respostas de 2
Begin Again roooOOooOOooOOooOocks!
Esse filme é Sensacional, gostei demais, a música, ah a música é muito boa..! Vale cada minuto e quando termina, ficamos com aquela sensação de que não termine agora, não agora…!