Laurent Cantet é um dos cineastas franceses mais premiados da nova geração de diretores de seu país. Formado em Cinema pelo Instituto de Estudos Cinematográficos Avançados da França, ele começou sua carreira dirigindo curtas e rapidamente passou para os longas. Entre os Muros da Escola, que ele dirigiu em 2008 é um de seus filmes mais aclamados em festivais pelo mundo. Inspirado na história real do professor François Bégaudeau, que escreveu o livro que deu origem ao roteiro adaptado pelo próprio diretor, junto com Robin Campillo, sua história poderia acontecer em qualquer periferia de uma cidade grande. E ninguém melhor que o verdadeiro François Bégaudeau para viver seu papel no filme. Isso imprime à narrativa um senso de realidade fortíssimo. Ele e seus amigos professores se preparam para mais um ano letivo. Até aí, nada demais. Afinal, isso faz parte do trabalho de lecionar. O problema surge por conta dos conflitos que eles enfrentam no bairro onde fica localizada a escola. Por melhores que sejam as aulas e as intenções dos mestres, as diferenças culturais que muitos países europeus enfrentam tornam tudo muito mais difícil. Cantet nos conduz por esse verdadeiro campo minado e o faz de uma maneira que é impossível ficarmos indiferentes. Entre os Muros da Escola ganhou a Palma de Ouro de melhor direção no Festival de Cannes de 2008, além de muitos outros prêmios internacionais.
ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (Entre les Murs – França 2008). Direção: Laurent Cantet. Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Arthur Fogel, Boubacar Toure e Cherif Bounaïdja Rachedi. Duração: 128 minutos. Distribuição: Imovision.
Respostas de 2
Imperdível. Imperdível. Imperdível.
Baixar o Filme – Entre os Muros da Escola – Mostra que a escola está isolada e incapaz de resolver os problemas criados pela sociedade – http://mcaf.ee/3me05