FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

DOMÉSTICAS – O FILME

Domésticas – O Filme é mais uma pérola do cinema nacional que não recebeu por parte do grande público a atenção que merecia. O dvd permite esta descoberta e, podem ter certeza, ela vale a pena. O filme é muito bom já a partir dos créditos de abertura, que são apresentados de maneira hilariante. Depois, acompanhamos o dia-a-dia de um grupo de amigas, todas domésticas, e a maneira como elas lidam com as alegrias e tristezas do cotidiano. Segundo filme do hoje consagrado diretor Fernando Meirelles (aqui, em parceria com Nando Olival), é inspirado em uma peça de teatro, porém, a adaptação se revelou bastante cinematográfica. Apesar de dar ênfase ao humor das situações vividas pelas domésticas em questão, o filme também consegue ser sério ao retratar muitos dos problemas que elas enfrentam diariamente. Um elenco bastante afinado de talentosas atrizes, na época muito pouco conhecidas, garante uma sensação de credibilidade espantosa. A impressão que fica é que elas são realmente domésticas e que o filme, na verdade, em muitos de seus momentos, seria uma espécie de documentário. Méritos do roteiro e dos diretores que conseguem fugir sempre dos clichês e apresentar soluções inesperadas para situações que em outros filmes teriam um desfecho previsível.
DOMÉSTICAS – O FILME (Brasil 2000). Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival. Elenco: Graziela Moretto, Cláudia Missura, Lena Roque, Tiago Moraes e Luciano Quirino. Duração: 88 minutos. Distribuição: Fox.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

4 respostas

  1. Sim, ótimo. Uma prévia da qualidade estética/fotográfica que o cinema nacional provou ser capaz em Cidade de Deus. Quem já havia assistido esse, não se surpreendeu com “Cidade…”. Obra menor, subvalorizada, mas excelente. Fica aquela sensação do “por-que-todo-filme-nacional-não-poderia-ser-desse-jeito?”

  2. Lembro que uma das personagens, não “é empregada doméstica”, ela simplesmente “está empregada doméstica”, porque ela tem o sonho de ser artista de televisão, saí nas capas de revistas etc. Muito bom filme. Divertido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES