FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

CENTRAL DO BRASIL

Walter Salles teve a ideia para Central do Brasil quando realizou o curta-metragem Socorro Nobre, em 1995. O curta trata da comovente troca de cartas entre uma presidiária, a Socorro do título, e o artista plástico Frans Krajcberg. Na história do longa somos apresentados à personagem Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que fatura um “extra” escrevendo cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Dora conhece Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto que deseja encontrar o pai, que mora no nordeste. Alguns imprevistos terminam por unir os dois em uma viagem pelo interior do país e para dentro deles mesmos. Central do Brasil é um dos filmes mais premiados da cinematografia nacional. Sua lista de prêmios internacionais, em diversas categorias, é enorme. Walter Salles misturou influências do Neorrealismo italiano, da Nouvelle Vague francesa e do Cinema Novo brasileiro e realizou uma obra carregada de realidade, porém, conduzida com sensibilidade e emoção. O roteiro, escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, cria situações que fogem do lugar-comum e consegue se posicionar sempre um passo à frente do espectador. A fotografia de Walter Carvalho ilustra com suas belas imagens o sentimento das personagens. E o elenco, inteiro, só pode ser descrito como perfeito. Simplesmente obrigatório.
CENTRAL DO BRASIL (Brasil 1998). Direção: Walter Salles. Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Otávio Augusto, Othon Bastos, Stella Freitas, Matheus Nachtergaele e Caio Junqueira. Duração: 112 minutos. Distribuição: Videofilmes.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

5 respostas

  1. Sobre os prêmios (dados de Outubro/2010): Central do Brasil levou 29 prêmios e teve outras 11 indicações em festivais. Cidade de Deus arrebatou 55 prêmios, mais 29 indicações (e na “lanterna” vem Estômago, com 17 prêmios e 14 indicações). Fonte: imdb.com

  2. eu assisti esse filme há muito tempo. se eu não tivesse tantos na lista para assistir, veria de novo.

    aliás, a minha lista é basicamente culpa do seu blog.

    beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES