FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

ANTES DA CHUVA

Guerras são insanas. Qualquer guerra. E muitas delas acontecem por razões que os próprios envolvidos desconhecem. Algumas são movidas por questões religiosas, o que em si, já é um paradoxo. Outras começam por causa da economia. E tem até aquelas que surgem por motivos ideológicos. Não importa o que as provocou. Por mais argumentos que as partes envolvidas possam ter, guerra será sempre sinônimo de irracionalidade. É justamente uma guerra que une as três histórias que compõem o filme Antes da Chuva, trabalho de estreia do cineasta macedônio Milcho Manchevski. Em meio aos conflitos de origem étnica e religiosas entre macedônios e albaneses, um jovem monge devoto do silêncio, acolhe uma menina perseguida sob a acusação de ter cometido um assassinato. Isso acontece no segmento Palavras. Depois, em Rostos, somos apresentados a uma editora de uma agência de fotos que vive em Londres e encontra-se dividida entre o marido e o amante. Por fim, no segmento Imagens, um premiado fotógrafo volta ao seu país natal. As três histórias terminam se completando e trançando um painel preciso da intolerância provocada pela guerra, que funciona aqui, como já foi dito, como ponto de ligação de uma estrutura que parece andar sempre em círculos. Assim como as guerras.
ANTES DA CHUVA (Before the Rain – Macedônia 1994). Direção: Milcho Manchevski. Elenco: Rade Serbedzija, Katrin Cartlidge, Grégoire Colin, Labina Mitevska, Jay Villiers e Silvija Stojanovska. Duração: 113 minutos. Distribuição: Lume.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

2 respostas

  1. Impossível sair incólume deste filme. Seja visto em uma tela de cinema [sempre melhor!] ou em casa. Antes da Chuva é o tipo de cinema onde conversamos por muito tempo depois de assistí-lo. Obrigatório, simplesmente, obrigatório! PS: E a trilha sonora, assinada pelo Anastácia é extraordinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES