David Lowery começou sua carreira no ano 2000, dirigindo e montando uma série de curtas. Em 2009 ele realiza seu primeiro longa, St. Nick. O segundo, feito em 2013, é este Amor Fora da Lei, que ele também escreveu o roteiro. A história gira em torno do casal formado por Bob (Casey Affleck) e Ruth (Rooney Mara). Tudo se passa no Texas, na primeira metade dos anos 1970. Os dois vivem o que podemos chamar de “amor bandido”, como o próprio título nacional já deixa claro. Ele termina preso e quatro anos depois foge para retomar sua vida ao lado dela. Porém, algumas contas do passado terão que ser acertadas e algumas novas surgiram neste meio tempo. Lowery é um diretor que ainda está à procura de uma assinatura. É visível as referências aos trabalhos de dois grandes cineastas: Arthur Penn e Terrence Malick. Ou, respectivamente, aos filmes Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas e Terra de Ninguém. Não há demérito algum nisso. Amor Fora da Lei tem o ritmo de um faroeste, porém, carregado de melancolia e alguns debates existenciais. Para muitos, poderá parecer um pouco arrastado, mas é justamente aí que está a “mão” do diretor e sua tentativa de marcar sua visão de mundo e definir seu estilo. O que é louvável.
AMOR FORA DA LEI (Ain’t Them Bodies Saints – EUA 2013). Direção: David Lowery. Elenco: Rooney Mara, Casey Affleck, Ben Foster, Keith Carradine, Nate Parker, Robert Longstreet e Charles Baker. Duração: 96 minutos. Distribuição: Paris Filmes.
Uma resposta
não há como não fazer comparações com terrence malick mesmo, principalmente no quesito fotografia. é um filme diferente e interessante. o ritmo um pouco mais lento ajuda a estabelecer a atmosfera um tanto melancólica. rooney mara e casey affleck estão ótimos.