Princesa Mononoke, de 1997, foi o sétimo longa do japonês Hayao Miyazaki e o quinto produzido por seu próprio estúdio, o Ghibli. Foi também o primeiro distribuído mundialmente após uma parceria com a Disney, o que popularizou bastante o nome do diretor em todo o planeta. Muitos o consideram a obra-prima de Miyazaki, que além de dirigi-lo e produzi-lo, escreveu o roteiro. A história é sobre o príncipe Ashitaka, que vive no Japão do século XIV. Após lutar com um deus javali, ele é amaldiçoado mortalmente. Em busca da cura, Ashitaka inicia uma viagem e termina se envolvendo em uma batalha travada entre mineiros de uma vila e os deuses de uma floresta. Princesa Mononoke é um épico da animação. Não há adjetivos suficientes para destacar suas inúmeras qualidades. Além de lidar com os temas recorrentes em sua filmografia, Miyazaki os expande de maneira formidável. O filme tornou-se um sucesso estrondoso no Japão, porém, não repetiu o mesmo êxito no resto do mundo. Na verdade, o público fora do país natal do diretor não estava preparado para os requintes narrativos deste genial animador. Mesmo assim, serviu para mostrar ao ocidente que existia um mestre oriental da animação que atendia pelo nome de Hayao Miyazaki.
PRINCESA MONONOKE (Mononoke-Hime – Japão 1997). Direção: Hayao Miyazaki. Animação. Duração: 138 minutos. Distribuição: Versátil/Livraria Cultura.
Respostas de 3
faltou mencionar que foi o Neil Gaiman que adaptou o dialogo pro ocidente. 🙂
Não mencionei isso porque esta edição não teve por matriz a edição americana. A tradução foi feita direto do japonês para português.
Mestre. Mestre. Mestre.