Existem comédias que te fazem rir do começo ao fim. Existem aquelas, não tão engraçadas, que, no máximo, provocam um sorriso, digamos assim, amarelo. Existem as comédias sofisticadas e inteligentes, que exigem um certo repertório para serem apreciadas. E existem os filmes do cineasta americano Wes Anderson. O curioso é que eles conseguem reunir todas as características dos tipos de comédias citados acima. Isso faz do humor deste diretor-roteirista um caso único. Os Excêntricos Tenenbaums, de 2001, foi seu terceiro longa e também aquele que o tornou conhecido mundialmente. Anderson escreveu o roteiro junto com o ator Owen Wilson, seu amigo de faculdade. A história gira em torno da família do título, formada pelo pai Royal (Gene Hackman), pela mãe Etheline (Anjelica Huston) e pelos filhos Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson). Cada um deles com seus problemas, que se complicam ainda mais quando Royal, que havia abandonado todos no passado, reaparece. Os Excêntricos Tenenbaums consolida a narrativa singular de Anderson, que a partir desta obra, adquire um tom de fábula. Para ver e depois rever prestando mais atenção nos detalhes. Garanto que será uma experiência ímpar.
OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS (The Royal Tenenbaums – EUA 2001). Direção: Wes Andenson. Elenco: Gene Hackman, Anjelica Huston, Ben Stiller, Luke Wilson, Gwyneth Paltrow, Owen Wilson, Danny Glover, Bill Murray e Alec Baldwin. Duração: 109 minutos. Distribuição: Buena Vista.
Uma resposta
Wes Andenson, eis um nome para não se perder de vista. Vale a pena assistir todos, simplesmente, todos os filmes em que ele assina.