Os Aventureiros do Bairro Proibido, ou como eu gosto de chamar, “problemão na chininha”, é um filme que hoje pode parecer tosco, datado e pouco original. E daí? Dirigido com visível paixão e bom humor pelo cineasta John Carpenter, trata-se de um típico exemplar do cinema de ação dos anos 1980. O roteiro de Gary Goldman e David Z. Weinstein tem como personagem principal o caminhoneiro Jack Burton (Kurt Russell). Com seu jeito meio “bronco” e brincalhão, ele termina se envolvendo em uma aventura sobrenatural, onde enfrenta uma gangue chinesa liderada pelo milenar e enigmático Lo Pan (James Hong). Tudo isso para ajudar a resgatar a noiva de Wang (Dennis Dun), seu melhor amigo. Carpenter é um diretor talentoso e conduz sua trama como se fosse uma espécie de passeio por uma montanha-russa. Com muitas artes marciais e outras lutas também, além de raios que saem das mãos de feiticeiros, Os Aventureiros do Bairro Proibido poderia ter se transformado em uma lucrativa franquia. Como não foi bem nas bilheterias, terminou fazendo sucesso nas locadoras e nas inúmeras reprises na Sessão da Tarde.
OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (Big Trouble in Little China – EUA 1986). Direção: John Carpenter. Elenco: Kurt Russell, Kim Catrall, Dennis Dun, James Hong, Kate Burton, Victor Wong e Suzee Pai. Duração: 100 minutos. Distribuição: Fox.
Uma resposta
“Problemão na Chininha”… ADORO esse título. É que nem chamar o Johnny Cash de “Joãozinho Grana”. Marden tem um talento extraordinário para esse divertido jogo de traduções.