Martin Scorsese é um diretor que sempre viveu à margem de Hollywood. Dono de uma filmografia ímpar, suas obras retratam, com raras exceções, um universo bem particular. Mas ele tinha um sonho: ganhar um Oscar. Quando surgiu a oportunidade de realizar um filme que concretizasse esse desejo, Scorsese não pensou duas vezes. O Aviador é o trabalho mais hollywoodiano que ele dirigiu. E não pense que isso seja depreciativo. Pelo contrário. Trata-se de um filme tipicamente hollywoodiano. Porém, dirigido por Martin Scorsese. E isso faz toda a diferença. O aviador do título é Howard Hughes, um dos homens mais impressionantes do século XX. Industrial, produtor de cinema, inventor e empreendedor, ele teve uma vida marcante, principalmente entre os anos 1920 e 1940, período mostrado no filme. Hughes é interpretado de maneira intensa e apaixonada por Leonardo DiCaprio. O elenco de apoio não fica atrás, mas, DiCaprio está presente em mais de 90% das cenas e isso requer uma entrega e um domínio total do ator. Scorsese conta sua história em tons épicos e se utiliza de uma produção generosa e caprichada. Apesar de durar quase três horas, não sentimos o tempo passar. Na época de seu lançamento, todos acreditavam que o diretor finalmente ganharia seu Oscar. Na verdade, naquele ano O Aviador era o filme que mais tinha a “cara” do Oscar. Ganhou em cinco categorias: Cenografia, Figurino, Fotografia, Montagem e Atriz Coadjuvante (para Cate Blanchett, que faz o papel de Katharine Hepburn). Scorsese teve que esperar até o filme seguinte, Os Infiltrados, para ganhar o seu.
O AVIADOR (The Aviator – EUA 2004). Direção: Martin Scorsese. Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, John C. Reilly, Alec Baldwin, Alan Alda, Ian Holm, Danny Huston, Gwen Stefani e Jude Law. Duração: 170 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 2
É isso mesmo, Marden, não precisa dizer mais nada: O Aviador é um filme tipicamente hollywoodiano porém… dirigido por Martin Scorsese. That´s make a hell of a diference!
Assisti ao filme. Bastante intenso. Uma história forte e interessante. Pensar que foi um homem ( Howard Hughes) que inventou o sutiã de sustentação com arco, entre outras maravilhosas invenções.
Eu sou fã de Leonardo DiCaprio… ele sempre está muito bem em seus personagens.