Woody Allen já tinha quase 20 anos de carreira quando dirigiu Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Ele, que começou fazendo “comédia em pé” (stand up comedy), migrou depois para a televisão e, por fim, chegou ao cinema. Seus primeiros filmes tinham um humor mais direto, digamos assim. Foi a partir de Annie Hall, título original de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (tradução nacional das mais infelizes), que ele se transformou no Woody Allen que conhecemos hoje. O roteiro do filme, escrito por ele junto com Marshall Brickman, conta a história de Alvy Sinter (Allen), um comediante de sucesso de Manhattan, que não tem muita sorte no amor. Certo dia, seu melhor amigo, Rob (Tony Roberts), lhe apresenta a Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora de clubes noturnos. Os dois se envolvem e se separam. As inseguranças de Alvy não colaboraram para a manutenção do relacionamento. Quando ele acaba, ele percebe que as coisas poderiam ter sido diferente e decide lutar por esse amor. O humor de Allen tem características bem distintas: é verborrágico, nova-iorquino e judeu. É a partir dessa obra que a filmografia do cineasta assume uma estrutura narrativa única dentro do cinema americano e, por conta disso, vem dividindo opiniões desde então. Há uma identificação muito forte entre artista e personagem. Não existe meio termo em relação aos seus filmes. Ou você gosta ou você detesta. Simples assim. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi o grande vencedor do Oscar de 1977 e ganhou quatro estatuetas: melhor filme, diretor, atriz e roteiro original. Falando em roteiro, inicialmente ele era bem maior e terminou sendo desmembrado e reduzido, gerando, tempos depois, outros dois filmes: Um Misterioso Assassinato em Manhattan e Desconstruindo Harry. Uma curiosidade: o nome Annie Hall é uma homenagem à atriz Diane Keaton, que vivia na época com o diretor. Annie é seu apelido e Hall é seu sobrenome verdadeiro.
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (Annie Hall – EUA 1977). Direção: Woody Allen. Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane, Paul Simon, Shelley Duvall, Janet Margolin, Christopher Walken e Colleen Dewhurst. Duração: 93 minutos. Distribuição: Fox.
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (Annie Hall – EUA 1977). Direção: Woody Allen. Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane, Paul Simon, Shelley Duvall, Janet Margolin, Christopher Walken e Colleen Dewhurst. Duração: 93 minutos. Distribuição: Fox.
Respostas de 2
mesmo com uma tradução tão ruim para o título do filme, fiquei com vontade de ver. beijão!
O que tem de ruim no título brasileiro entra em contraponto com este belíssimo Woody Allen! Para ver e rever e rever e reconhecer a nós mesmos em muitas das situações [sobretudo se já somos adultos!].