FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

MORTALMENTE PERIGOSA

Existem muitas razões para assistir ao filme Mortalmente Perigosa, feito em 1950 por Joseph H. Lewis. Vamos listá-las então: 1) Se você é fã de um bom noir, fique sabendo que este é considerado um dos melhores e influenciou Bonnie e Clyde; 2) O diretor Lewis conseguia transformar qualquer filme de baixo orçamento em algo próximo do sublime; 3) O roteiro foi escrito pelo grande Dalton Trumbo, sob o pseudônimo de Millard Kaufman e se baseia em um livro de MacKinlay Kantor, que também participou do roteiro; 4) Annie, personagem de Peggy Cummings, foi um papel muito ousado para época e mesmo para hoje. Eu poderia listar outras razões, mas creio que estas já são suficientes. A trama de Mortalmente Perigosa começa quando Bart, recém-saído do reformatório, conhece esta mulher mais do que fatal. Ele é louco por armas e ela também. A partir daí, formar uma dupla criminosa é o próximo passo natural para os dois. Lewis não perde tempo com embromações desnecessárias. Seu filme é direto e enxuto. Tudo flui que é uma maravilha. O que faz com que seja difícil aceitar que um filmaço desses seja pouco conhecido. Falha que pode ser corrigida agora com este certeiro lançamento em vídeo.

MORTALMENTE PERIGOSA (Gun Crazy – EUA 1950). Direção: Joseph H. Lewis. Elenco: Peggy Cummings, John Ball, Barry Kroeger, Morris Carnovsky, Anabel Shaw, Russ Tamblyn e Harry Lewis. Duração: 87 minutos. Distribuição: Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

2 respostas

  1. Um grande filme mesmo. E é um dos grandes nomes “menores” do noir, sem dúvida alguma. Além deste aqui, deixou obras fundamentais, como Trágico Álibi (My Name is Julia Ross, 1945), Satã Passeia à Noite (So Dark the Night, 1946), O Czar Negro (The Undercover Man, 1949) e A Mulher Sem Nome (Lady Without Passport, 1950). Mas o destaque mesmo fica para O Império do Crime (The Big Combo, 1955), que vale muito à pena ser visto também por conta da sensacional fotografia do gênio John Alton.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES