Quando Steven Spielberg dirigiu Império do Sol, ele estava naquela fase em que queria provar que era um diretor adulto. Seu trabalho anterior havia sido A Cor Púrpura e, em muitos aspectos, o novo filme, apesar de estrelado por uma criança, consegue estabelecer o padrão de maturidade que Spielberg buscava. Com roteiro de Tom Stoppard, baseado no livro de J. G. Ballard, Império do Sol conta a história de um garoto inglês, Jim Graham (Christian Bale, em seu primeiro papel no cinema), que se perde dos pais na China, durante a repressão japonesa no período da Segunda Guerra Mundial. Tudo é mostrado através do ponto de vista de um menino, ao mesmo tempo fascinado e horrorizado com o que presencia em sua luta pela sobrevivência. Império do Sol talvez tenha a mais forte cena de abertura de um filme de Spielberg, quando vemos alguns caixões com cadáveres boiando no rio. O jovem ator galês Christian Bale, que quase 20 anos depois ficaria famoso como o Batman da trilogia de Christopher Nolan, é o grande destaque do elenco. Além de John Malkovich, que vive Basie, um americano que fica amigo seu no campo de concentração. O avião, seja o pequeno de brinquedo ou os grandes de verdade, estão no centro de tudo. A sequência em que Jim se diverte vendo-os passar em voos rasantes é uma das melhores do filme. Bale foi escolhido para o papel em uma disputa com outros 4.000 candidatos. Ele havia sido indicado por Amy Irving, então esposa de Spielberg, com quem havia trabalhado na minissérie de TV Anastácia. Duas curiosidades: o cineasta inglês David Lean, de Lawrence da Arábia, quase dirigiu Império do Sol, que foi o primeiro filme hollywoodiano a conseguir permissão para filmagem dentro da República da China.
IMPÉRIO DO SOL (Empire of the Sun – EUA 1987). Direção: Steven Spielberg. Elenco: Christian Bale, John Malkovich, Miranda Richardson, Nigel Havers, Joe Pantoliano, Leslie Phillips, Masatô Ibu, Emily Richard, Ben Stiller, Rupert Frazer e Robert Stephens. Duração: 153 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 4
Tens razão, a sequência da personagem Jim se divertindo com o passar dos vôos rasantes é extraordinária! Ótima dica para ver o Batman ainda menino.
O filme é excelente. Gosto bastante também da trilha sonora composta por um constante colaborador de Spielberg, John Willians. Ainda destaco a cena em que Jim anda entre móveis luxuosos num campo aberto.
P-51!! Cadillac of the sky!!!
Grande filme.
bale… grande ator desde cedo.
david lean é um monstro, mas acho que não faria melhor do que o spielberg neste caso.