Assim que o diretor mexicano Alfonso Cuarón concluiu Filhos da Esperança, em 2006, seu filho Jonás lhe apresentou a ideia de um roteiro. A história girava em torno de uma astronauta que se perde em órbita da Terra e tenta chegar até uma estação espacial para regressar ao planeta. Cuarón escreveu o roteiro junto com o filho e iniciou os trabalhos de pré-produção. Em princípio, Gravidade parecia ser um filme de fácil execução, no entanto, à medida que os trabalhos avançavam, as filmagens se revelaram bastante complexas. Com apenas dois atores em cena, George Clooney e Sandra Bullock, que interpretam, respectivamente, o astronauta Matt Kowalski e a doutora Ryan Stone, cuja missão é consertar o telescópio Hubble. Uma chuva de destroços atinge o ônibus espacial onde eles estão e a doutora é jogada no espaço. Cuarón e sua equipe investiram quase cinco anos em pesquisas para desenvolver uma nova tecnologia capaz de tornar real o que estava escrito no roteiro. Gravidade é aquele tipo de filme que consegue estabelecer um diálogo com diferentes públicos. Os fãs de ficção-científica encontrarão aqui uma obra que utiliza efeitos especiais e sonoros de última geração. Quem aprecia uma história com profundidade dramática que trate de questões existenciais, também apreciará o filme. Por último, se você é daqueles que espera apenas assistir a um bom filme, Gravidade não irá decepcioná-lo. Indicado a dez prêmios Oscar em 2014, saiu da festa como o grande vencedor em sete categorias: direção, fotografia, montagem, trilha sonora, efeitos visuais, edição de som e mixagem de som. Em tempo: a voz do oficial da NASA que conversa com os astronautas no início do filme é do ator Ed Harris, que trabalhou em Os Eleitos e Apollo 13.
GRAVIDADE (Gravity – EUA 2013). Direção: Alfonso Cuarón. Elenco: Sandra Bullock, George Clooney e Ed Harris. Duração: 91 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 4
EXTRAORDINÁRIO este filme. Dos melhores que eu assisti nos últimos anos. E hoje, claro, é dia merecedor de um filme deste quilate! Viva!
Amei esse filme, um dos meus preferidos, junto com “O discurso do Rei”. Achei fantástico!!!
Gostei muito também do episódio do Nerdcast sobre o Gravidade.
http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-386-a-ciencia-e-as-metaforas-de-gravidade/
Ter visto Gravidade no cinema foi uma enorme EXPERIÊNCIA. O filme é técnicamente impecável e a possibilidade de absorvê-lo em camadas só o engrandece ainda mais.
Um grande filme para um grande dia. Parabéns Marden, muitas felicidades e tudo de bom pra ti.
Abração!
Filme para se ver em telas que se medem em metros!