Richard Brooks, cineasta americano de origem russa, teve uma longa experiência como roteirista e escritor antes de estrear na direção de filmes. Gata em Teto de Zinco Quente é um de seus trabalhos mais conhecidos. Baseado na peça homônima de Tennessee Williams, o roteiro foi escrito por Brooks, em parceria com James Poe. A história gira em torno de Brick (Paul Newman) e de sua bela esposa Maggie (Elizabeth Taylor). Ele é um ex-jogador de futebol americano que se tornou um alcoólatra e culpa a mulher por ter sido responsável por um incidente que fez seu melhor amigo abandonar a carreira. Harvey (Burl Ives), pai de Brick e com quem ele não se dá muito bem, está com câncer e no dia de seu aniversário muita “roupa suja” é lavada pela família. Brooks mantém intactos os afinados diálogos da peça de Williams e conta ainda com um elenco excepcional. Uma curiosidade: o filme inicialmente seria rodado em preto e branco, porém, quando os nomes de Paul Newman e Elizabeth Taylor foram confirmados, Brooks optou por filmar em cores para destacar os olhos azuis (dele) e violetas (dela), marcas registradas da dupla principal. Apesar de ter recebido seis indicações ao Oscar, o filme não ganhou nenhuma.
GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE (Cat on a Hot Tin Roof – EUA 1958). Direção: Richard Brooks. Elenco: Elizabeth Taylor, Paul Newman, Burl Ives, Jack Carson, Judith Anderson, Madeleine Sherwood, Larry Gates e Vaughn Taylor. Duração: 108 minutos. Distribuição: Warner.
Uma resposta
Não mexer nos diálogos de Tennessee Williams foi um ato de inteligência de Brooks. E com uma dupla de protagonistas como essa, tudo funciona. Imperdível!