Um dos primeiros trabalhos profissionais de Tim Burton foi o curta-metragem Frankenweenie, feito com atores em 1984. Na época, Burton trabalhava no Departamento de Animação da Disney. Quase 30 anos depois, convidado pelo estúdio onde começou sua carreira, o cineasta volta ao seu antigo curta e o transforma agora em um longa de animação. Frankenweenie, versão 2012, teve seu roteiro escrito por John August, que utilizou elementos constantes do roteiro escrito em 1984 por Leonard Ripps, que por sua vez, se inspirou na ideia original de Burton. Na trama, o garoto Victor, alter ego do diretor, vive produzindo filmes caseiros de terror. Todos eles estrelados por seu cão de estimação, Sparky. Certo dia, o cachorro morre atropelado e, inspirado por uma aula de ciências, Victor decide “ressuscitar” seu animal de estimação utilizando a eletricidade. Burton nunca negou sua preferência pelas histórias de terror. Em especial, os monstros clássicos da Universal e os filmes estrelados por Vincent Price. As referências estão presentes aqui em quase todos os fotogramas. Filmado em belíssimo preto e branco, Frankenweenie é uma animação que esbanja, antes de tudo, muita paixão e amor por um gênero cinematográfico que tem sido o preferido de muitos cinéfilos. Sem contar que tem personagens carismáticos e é impecável tecnicamente.
FRANKENWEENIE (Frankenweenie – EUA 2012). Direção: Tim Burton. Animação. Duração: 87 minutos. Distribuição: Buena Vista.
Uma resposta
Mais uma ótima recomendação, entre as inúmeras que faz para nós, Marden. Obrigada. Aproveito a oportunidade para desejar ao Cine Marden e ao seu editor (agora, com um livro à disposição do público!) os votos de uma ano de 2015 cheinho de bons momentos.