FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

FEIOS, SUJOS E MALVADOS

Ettore Scola é um dos maiores cineastas italianos de todos os tempos. E olha que a concorrência na Itália é feroz. Seu cinema consegue ser ao mesmo tempo humano, contestador, nostálgico, corrosivo, clássico, engraçado e violento. Sua fonte principal é o Neo Realismo. E seu amor pela sétima arte é explícito em todos os fotogramas de sua obra. Feios, Sujos e Malvados é um de seus filmes mais populares. Aqui, a partir de um roteiro escrito por ele em parceria com Sergio Citti e Ruggero Maccari, acompanhamos a vida de Giacinto (Nino Manfredi), que mora com a mulher, dez filhos e um monte de parentes em uma favela de Roma. Ele tem um dinheiro guardado que ganhou do seguro, após perder um olho no trabalho. Isso atiça a ganância dos “familiares”. As coisas pioram ainda mais quando ele traz sua amante para dentro de casa. É a gota d’água que faltava. Scola explora bem o humor neste filme. Mas, seu humor é ácido ao extremo. Existe uma forte crítica social em Feios, Sujos e Malvados e ela não poupa ninguém. O diretor mostra a vida dos favelados de maneira bem realista. Não há maquiagem alguma. Giacinto é grosseiro, beberrão, irresponsável e muito mais. Em um contexto “normal” ele seria um ser humano deplorável. A atuação de Manfredi faz da personagem uma figura carismática e Scola explora bem o talento de seu ator principal. Com boas reviravoltas e um roteiro recheado de diálogos inspiradíssimos, Feios, Sujos e Malvados é uma boa surpresa para quem quer fugir de lugares comuns. O filme ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes de 1976.
FEIOS, SUJOS E MALVADOS (Brutti, Sporchi e Cattivi – Itália 1976). Direção: Ettore Scola. Elenco: Nino Manfredi, Maria Luisa Santella, Francesco Anniballi, Maria Bosco, Giselda Castrini, Alfredo D’Ippolito, Giancarlo Fanelli, Marina Fasoli, Ettore Garofolo e Marco Marsili. Duração: 115 minutos. Distribuição: Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Uma resposta

  1. Chame toda a família, incluindo a[o] amante, para assistirem juntos. Algo acontece. Estamos diante de um Mestre Ettore Scola inspiradíssimo! PS: Vão fazer uma bela macarronada para celebrar antes da sessão começar. Uma dica: melhor não comer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES