Elefante, de Gus Van Sant, infelizmente, trata de um tema constante nos noticiários americanos. Vencedor da Palma de Ouro de melhor filme e melhor direção no Festival de Cinema de Cannes de 2003, acompanhamos aqui um trágico dia dentro de uma escola de ensino médio no interior dos Estados Unidos. Van Sant detalha o dia-a-dia dos alunos divididos entre tarefas de classe, jogos de futebol americano, fofocas e outras coisas que fazem parte do cotidiano escolar. O mais interessante é a maneira com que ele conduz sua história, o distanciamento com que ele vai desenvolvendo as personagens. Trata-se de um jogo de aparente inocência, porém, cheio de surpresas e uma revelação desconcertante e perturbadora. Esse tipo de narrativa não é coisa nova para Van Sant, um diretor que sempre soube escolher bem seus enredos (com exceção da refilmagem de Psicose). Um filme maduro e atual de um diretor que tem o que dizer e sabe muito bem como fazê-lo.
ELEFANTE (Elephant – EUA 2003). Direção: Gus Van Sant. Elenco: Alex Frost, Eric Deulen e John Robinson. Duração: 81 minutos. Distribuição: Warner.
Respostas de 3
Gus Van Sant é um diretor que melhora e melhora a cada novo filme. Como se reinventasse, por assim dizer. Elefante ganha ressonâncias extraordinárias, sobretudo se comparado ao Tiros em Columbine!
Filme desagradável. Lindamente desagradável, se é que me entendem…
OPAZ, com esse post entrou na lista para conferir… na praia naqueles dias de chuva…
valeuz,
JOPZ