O cineasta John Ford gostava de se apresentar assim: “Meu nome é John Ford e eu faço westerns“. Como a maioria de seus filmes são faroestes, a afirmação é das mais coerentes com a carreira desse mestre do cinema. Mas, Ford, americano filho de imigrantes irlandeses, conseguiu um feito duplo com Depois do Vendaval: homenageou a terra natal de seus pais e dirigiu uma comédia romântica. O roteiro, escrito por Frank S. Nugent, a partir de uma história de Maurice Walsh, gira em torno de Sean Thornton (John Wayne), um ex-lutador de boxe que volta à Irlanda procurando um novo sentido para sua vida. De imediato ele conhece Mary Kate (Maureen O’Hara), por quem se apaixona. Desta vez, ele terá uma luta difícil em um tipo de ringue diferente daquele que ele estava acostumado. Depois do Vendaval nos apresenta um diretor no auge da forma e em perfeita sintonia com seu ator favorito, John Wayne, que revela aqui um ritmo mais que perfeito para a comédia. Outro fator importante é a fabulosa química entre Wayne e Maureen O’Hara. Só isso já valeria a conferida, porém, e felizmente, o filme tem muito mais a oferecer. Afinal, qualquer filme de um grande mestre como Ford é, no mínimo, obrigatório. Uma curiosidade: Depois do Vendaval é o filme que está passando na televisão em E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, fã declarado de John Ford. Uma cena em particular provoca o primeiro elo mental entre Elliott e seu amigo alienígena.
DEPOIS DO VENDAVAL (The Quiet Man – EUA 1952). Direção: John Ford. Elenco: John Wayne, Maureen O’Hara, Barry Fitzgerald, Ward Bond, Victor McLaglen, Mildred Natwick, Arthur Shields, Francis Ford, Sean McClory, Eileen Crowe, Jack MacGowran e James O’Hara. Duração: 129 minutos. Distribuição: Continental.
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John Ford. John Ford. John Ford.