Se você é fã do cineasta sueco Ingmar Bergman, eu poderia resumir este texto em apenas uma linha: assistir ao documentário A Ilha de Bergman é obrigatório. A diretora Marie Nyreröd conseguiu uma proeza que parecia impossível. Ela visitou Bergman na misteriosa ilha de Fårö, que fica no Mar Báltico, na costa da Suécia, onde ele, um dos grandes mestres do cinema mundial morava. O documentário foi gravado pouco tempo antes da morte do diretor, que ocorreu em 2007. Bergman estava com 88 anos e revê sua vasta obra, sua vida e sua carreira de mais de 60 anos em que escreveu e dirigiu para teatro, cinema e televisão. Nenhum outro artista soube mostrar tão bem em imagens os pontos mais obscuros, profundos e ocultos da alma humana. Mas aqui, é a alma de Bergman que nos é revelada. Nyreröd faz uso de cenas raras dos filmes e dos bastidores de produção para trazer à tona a genialidade de um homem que utilizou sua própria vida como matéria prima de sua filmografia. Repito o que escrevi no início deste texto: A Ilha de Bergman é obrigatório para aqueles que admiram este cineasta. Se não for o seu caso, mesmo assim, é recomendável vê-lo, pois, trata-se de um belo retrato de um artista único.
A ILHA DE BERGMAN (Bergman och Fårö – Suécia 2006). Direção: Marie Nyreröd. Documentário. Duração: 83 minutos. Distribuição: Versátil.
A ILHA DE BERGMAN (Bergman och Fårö – Suécia 2006). Direção: Marie Nyreröd. Documentário. Duração: 83 minutos. Distribuição: Versátil.
Respostas de 2
Um extraordinário e genuíno Bergman!
Essa ilha tem muita história! Bergman é sem dúvida um dos grandes nomes do cinema.