Normalmente, quando se fala em westerns, a primeira associação que fazemos é com Hollywood. Afinal, trata-se de um gênero cinematográfico genuinamente americano. No entanto, se existe um outro lugar no mundo com vocação para o faroeste, esse lugar é a Austrália. A grande extensão territorial do país, aliada aos seus desertos e planícies, fornecem as locações adequadas a esse tipo de história. A Proposta, dirigido em 2005 pelo cineasta australiano John Hillcoat, parte de dois pontos inusitados: se passa na terra dos cangurus e seu roteiro foi escrito pelo roqueiro Nick Cave. A trama começa com um intenso tiroteio entre policiais e uma gangue de foras da lei. Os irmãos Burns, Charlie (Guy Pearce) e Mike (Richard Wilson), são capturados pelo capitão Stanley (Ray Winstone). Os dois, além de um outro irmão, Arthur (Danny Huston), são procurados por um crime brutal. A intenção de Stanley é acabar com aquela violência toda e para isso, ele faz a Charlie a proposta que dá título ao filme. Estamos aqui diante de um western sombrio, sujo e sangrento. A câmara de Hillcoat não se esquiva de mostrar imagens fortes e compostas com uma naturalidade e um senso de realismo assustadores. Introspectivo e por vezes silencioso, A Proposta foge dos padrões convencionais e nos envolve com a força e a poesia de sua história. Sem contar o desempenho estupendo de todo o elenco. Lançado diretamente em DVD no Brasil, trata-se de uma boa surpresa.
A PROPOSTA (The Proposition – Austrália/Inglaterra 2005). Direção: John Hillcoat. Elenco: Guy Pearce, Ray Winstone, Danny Houston, John Hurt, David Wenham, Emily Watson, Noah Taylor, Richard Wilson e Robert Morgan. Duração: 104 minutos. Distribuição: Califórnia Filmes.
Respostas de 2
Faço das palavras do Marden, as minhas. A Proposta é silencioso e extraordinário. John Hillcoat, equipe técnica e elenco fizeram cinema da mais alta qualidade. Imperdível e obrigatório.
um dos melhores westerns dos últimos tempos… excelente.