Victor nasceu dentro de um ônibus em Madri. Por conta disso ganhou um passe livre permanente. Anos depois, como entregador de pizza, ele se apaixona por Elena e certo dia, escondido no apartamento da moça, se envolve em uma discussão e, por acidente, termina atirando em um policial, que fica paralítico. Victor é preso e o destino dos três se entrelaçam definitivamente. Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar, é um filme que mistura muitos gêneros. Tem drama, comédia, romance, policial, suspense, ação e claro, vingança. Mas não se trata de uma vingança comum. Afinal, é um filme de Almodóvar. O plano de vingança engendrado por Victor nos anos em que esteve preso é um dos mais originais de toda a história do cinema. Carne Trêmula marca a segunda guinada na carreira do diretor espanhol. A partir dele, é possível perceber um amadurecimento que se consolidaria em seus dois filmes seguintes: Tudo Sobre Minha Mãe e Fale Com Ela. Almodóvar tem controle absoluto de tudo e cria uma integração e uma harmonia narrativa impressionantes. Do roteiro aos cenários, da fotografia aos figurinos, da montagem ao trabalho dos atores. Enfim, um grande filme de um grande diretor.
CARNE TRÊMULA (Carne Trémula – Espanha 1997). Direção: Pedro Almodóvar. Elenco: Pepe Sancho, Pilar Bardem, Penélope Cruz, Alex Angulo, Mariola Fuentes, Voel Be, Joseph Molins, Daniel Lanchas, Maria Rosenfeldt, Javier Bardem, Francesca Neri, Liberto Rabal e Angela Molina. Duração: 98 minutos. Distribuição: Fox.
Respostas de 2
Meu primeiro e, por enquanto, único Almodóvar. Godard, Allen e Almodóvar – ainda não chegou o dia desse trio receber minha devida atenção.
Além de ser um dos belos filmes de Almodóvar, é um libero do franquismo. Imperdível, sobretudo para quem conhece Madrid.