Apenas Uma Vez foi a grande surpresa do Oscar de 2008 quando ganhou o prêmio de melhor canção. Este pequeno e tocante filme irlandês, escrito e dirigido por John Carney, desde então vem conquistando cada vez mais fãs pelo mundo. A história é bem simples. Um talentoso músico leva a vida tocando seu violão nas ruas de Dublin e ajudando seu pai em uma oficina que conserta aspiradores de pó. Certo dia, ele conhece uma imigrante da República Tcheca que vende rosas para ajudar no sustento da família e que adora tocar piano. Os dois se encontram por acaso e, através da paixão que nutrem pela música, vivem uma experiência que muda a vida de ambos. A canção vencedora do Oscar, Falling Slowly, algo como “caindo bem devagar”, foi composta pela dupla principal de atores: Glen Hansard e Markéta Irglová. Outra coisa curiosa nesta singela história de amor é que em momento algum ficamos sabendo os nomes das personagens. Com o perdão do trocadilho, Once, título original do filme, merece ser visto, nem que seja “apenas uma vez”.
APENAS UMA VEZ (Once – Irlanda 2006). Direção: John Carney. Elenco: Glen Hansard, Markéta Irglová, Hugh Walsh, Gerry Hendrick e Alastair Foley. Duração: 96 minutos. Distribuição: Swen Filmes.
Respostas de 4
Quando assisti a primeira vez este filme fiquei completamente encantado com a sonoridade de ambos os protagonistas e depois descobri que o Sr. Glen já havia participado de outro filme que amo “The Commitments” e tem outra particularidade deste filme que me chama muito a atenção que é o enredo da história, que é a paixão em comum de ambos e o sentimento que ambos desenvolvem no decorrer da história, vale apena nem que for “Apenas Uma Vez” Bela tradução…!
É um dos meus favoritos. A paixão contida entre eles é muito bonita! A música é ótima! Tenho a impressão que muitos não concordariam, mas considero um filme romantico.
Não conheço ainda o Apenas uma Vez, Marden, mas quero vê-lo. Passarei hoje na locadora para confirmar as suas observações; o que o Takeuchi e o João Paulo compartilham é estimulante.
Abração.
Amo esse filme, é um passeio ao som de boa música.