SAUDOSA MALOCA

Filme do dia, Slider

A carreira do roteirista, produtor e diretor brasileiro Pedro Serrano no audiovisual  está intrinsecamente ligada à vida e obra de Adoniran Barbosa, cantor, sambista e compositor paulistano autor de canções icônicas da música popular brasileira. Em 2015, Serrado dirigiu o premiado curta-metragem Dá Licença de Contar. Três anos depois ele realizou o documentário Adoniran: Meu Nome é João Rubinato. E em 2023, o cineasta transformou o curta no longa Saudosa Maloca, trazendo de volta o trio principal do elenco composto pelos atores Paulo Miklos, Gustavo Machado e Gero Camilo, que vivem, respectivamente, Adoniran, Joca e Mato Grosso. O diferencial aqui, ao contrário da maioria das cinebiografias, é que a história, igual ao que foi visto no curta de 2015, é contada a partir das letras que o músico compôs. Além da que dá nome ao filme, o roteiro faz uso dos versos de Trem das Onze, Samba do Arnesto, Iracema e Tiro ao Álvaro. Sem contar o jeito peculiar com que certas palavras são escritas e pronunciadas. Além da bela homenagem à obra imortal do mestre do samba paulista, Saudosa Maloca ainda traz como subtexto uma crítica sutil à transformação dos espaços urbanos em nome do “pogréssio”, como diria Adoniran. O roteiro escrito por Serrano, junto com Rubens Marinelli e Guilherme Quintella, é engenhoso em mesclar diversas referências das composições do retratado. Isso deixa o filme bem charmoso pela ousadia narrativa que propõe e, consequentemente, muito acima das demais cinebiografias feitas nos últimos tempos.  

SAUDOSA MALOCA (Brasil 2024). Direção: Pedro Serrano. Elenco: Paulo Miklos, Gero Camilo, Gustavo Machado, Sidney Santiago, Leilah Moreno, Paulo Tiefenthaler, Carlos Gimenez e Noemi Marinho. Duração: 107 minutos. Distribuição: Elo Studios.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 27 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software