ERVAS SECAS

Filme do dia, Slider

Em quase três décadas de carreira, o roteirista e diretor turco Nuri Bilge Ceylan se firmou como o mais conhecido cineasta de seu país. Dono de um estilo único que prima pela excelente construção de personagens e, na mesma medida, por imagens de grande impacto e apuro visual, Ervas Secas, realizado em 2023, seu nono longa, é mais uma prova inconteste de seu talento. O roteiro, escrito pelo diretor junto com sua esposa Ebru Ceylan, é baseado nos diários de Akin Aksu, professor de artes que trabalhou, assim como o protagonista Samet (Deniz Celiloglu), por três anos, compulsoriamente, em uma região remota e fria de Anatólia, na Turquia. E por falar em frio, a neve é quase uma personagem aqui. A exemplo de outras obras de Ceylan, o clima tem participação importante na trama. Tudo gira em torno de Samet, que não vê a hora de ir embora do local onde leciona. Seu maior desejo é cumprir logo o tempo obrigatório ali e retornar para Istambul. Só que ele é uma figura bastante ambígua, para dizer o mínimo. E a narrativa se incumbe de nos mostrar as muitas facetas dele. Da relação com os alunos e alunas, em especial com a menina Sevim (Ece Bagci), passando por seu colega de trabalho e de moradia, Kenan (Musab Ekici), e Nuray (Merve Dizdar), mulher independente e de postura progressista, amiga de ambos. Uma denúncia feita à diretoria da instituição pode comprometer os planos de Samet, isso faz com que ele tenha atitudes imprevisíveis na sala de aula, além de aflorar um lado pouco amigável, para não usar uma palavra mais forte, dele. O roteiro desenvolve bem a personalidade multifacetada do protagonista, mas não esquece de fazer o mesmo com as demais personagens. E toma, a certa altura, uma liberdade de metalinguagem inusitada e poucas vezes vistas em um filme. Em tempo: Merve Dizdar ganhou a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cannes de 2023.

ERVAS SECAS (Kuru Otlar Üstüne – Turquia 2023). Direção: Nuri Bilge Ceylan. Elenco: Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici, Ece Bagci, Erdem Senocak, Yüksel Aksu, Münir Can Cindouk e Onur Berk Arslanoglu. Duração: 187 minutos. Distribuição: Imovision.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 16 de março de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software