OS REJEITADOS

Filme do dia, Slider

Em quase 40 anos de carreira, o cineasta Alexander Payne dirigiu apenas oito longas. Sem filmar desde 2017, Os Rejeitados quebra, felizmente, esse jejum. O roteiro de David Hemingson nos conta uma história que acontece na prestigiada Barton Academy, um internato onde Paul Hunham (Paul Giamatti) trabalha como professor de História. A ação se passa entre a segunda quinzena de dezembro de 1970 e os primeiros dias de janeiro de 1971. É nesse período que Hunham é designado para ficar na escola cuidando de um grupo de alunos que não irá para casa no recesso de fim de ano. No final, todos vão embora, exceto um, o rebelde Angus Tully (Dominic Sessa). Além do professor e dos poucos alunos, a chefe da cozinha, Mary Lamb (Da’Vine Joy Randolph), é a única outra pessoa que permanece nas dependências da instituição. Payne é um diretor de estilo econômico e costuma ser preciso na escalação do elenco e na estrutura narrativa que adota para nos contar suas histórias. Não é diferente em Os Rejeitados. Além de construir muito bem a trajetória das três personagens principais, ainda transforma a Barton e o clima bastante frio dessa época do ano como “figuras” importantes e inteiramente inseridas no contexto apresentado. Além, é óbvio, do cuidado extremado com o visual. Não apenas na paleta de cores e na textura das imagens, que remetem aos filmes do período retratado. Inclusive no material de divulgação, logomarca do estúdio, letreiros e até no identificador de faixa etária. Isso tudo é muito legal e enriquecedor, mas não se sustentaria caso não houvesse um excelente roteiro e um coeso e excepcional elenco, onde se destacam Paul Giamatti e Da’Vine Joy Randolph, ambos premiados com o Globo de Ouro de melhor ator e melhor atriz coadjuvante em comédia. E cá “entre nous”, tenho que destacar também o estreante Dominic Sessa que revela um desempenho de veterano.

OS REJEITADOS (The Holdovers – EUA 2023). Direção: Alexander Payne. Elenco: Paul Giamatti, Da’Vine Joy Randolph, Dominic Sessa, Carrie Preston, Brady Hepner, Ian Dolley, Jim Kaplan, Andrew Garman, Gillian Vigman e Tate Donovan. Duração: 133 minutos. Distribuição: Universal.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 15 de janeiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software