O MELHOR ESTÁ POR VIR

Filme do dia, Slider

Em meio século de carreira no audiovisual, o roteirista, produtor, diretor e ator italiano Nanni Moretti chega ao seu trigésimo trabalho com este O Melhor Está Por Vir, realizado em 2023. A partir de um roteiro seu, escrito junto com Federica Pontremoli, Francesca Marciano e Valia Santella, acompanhamos aqui a rotina de Giovanni (Moretti), um cineasta que procura finalizar seu filme, ambientado na década de 1950 e que fala sobre os comunistas de seu país, bem como de um grupo circense húngaro que se apresenta em Roma bem no período em que a União Soviética invade a Hungria. Giovanni enfrenta problemas no set de filmagens e, da mesma forma, em casa também. Sua esposa, Paola (Margherita Buy), é sua produtora e passa por um momento delicado em sua vida. Não seria exagero dizer que O Melhor Está Por Vir é o mais próximo de Oito e Meio que Moretti poderia almejar. Só que diferente do bloqueio criativo de Fellini, temos um bloqueio de natureza financeira. Mas como o próprio título nacional adianta, há uma esperança de que as coisas melhorarão. O original italiano que traduzido significa “o sol do futuro” é mais sutil nas referências que faz. E não faltam citações e referências que farão cinéfilos mais atentos sorrirem calados. Seja como for, se O Melhor Está Por Vir se tornar o último filme de Moretti, será um belo testamento e uma síntese precisa da obra desse inquieto artista. 

O MELHOR ESTÁ POR VIR (Il Sol dell’Avvenire – Itália 2023). Direção: Nanni Moretti. Elenco: Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Barbora Bobulova, Zsolt Anger, Valentina Romani, Jerzy Stuhr e Mathieu Amalric. Duração: 95 minutos. Distribuição: Pandora Filmes.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 4 de janeiro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software