HENRIQUE V

Filme do dia, Slider

Laurence Olivier foi e sempre será respeitado como um dos maiores atores shakespeareanos de todos os tempos. Ele, que estreou nos palcos aos dez anos de idade, em 1917, passou a atuar profissionalmente em 1920. A partir de 1930, o cinema entrou em sua vida e 14 anos depois ele decidiu que era hora de dirigir um filme. Por conta de sua vasta experiência e familiaridade com a obra de Shakespeare, o texto escolhido foi Henrique V. O próprio Olivier e Dallas Bower adaptaram a peça do bardo inglês e coube ao diretor-roteirista o papel-título. A ação retrata o heroico episódio do Dia de São Crispim. O rei britânico e sua tropa enfrentaram o exército francês em número bem maior na famosa Batalha de Azincourt, no norte da França e saíram vencedores. Especialmente, após um inspirador discurso que ele proferiu para seus patrícios. Diz a lenda que Olivier teria convidado seu amigo William Wyler para dirigir o filme. Este respondeu que como se tratava de uma obra de Shakespeare, era ele, Olivier, quem deveria dirigi-la. O ator encarou o desafio e saiu-se muitíssimo bem, inclusive recebeu um Oscar honorário, em 1947, pelo excepcional trabalho de direção e atuação nesse filme. Em tempo: 45 anos depois dessa versão, um outro talentoso ator shakespeareano, Kenneth Branagh, também fez sua estreia na direção de filmes adaptando Henrique V.

HENRIQUE V (Henry V – Inglaterra 1944). Direção: Laurence Olivier. Elenco: Laurence Olivier, Renée Asherson, Robert Newton, Leslie Banks, Felix Aylmer, Robert Helpmann, Vernon Greeves, Griffith Jones, Michael Warre e Ernest Thesiger. Duração: 137 minutos. Distribuição: Versátil.

MEU CANAL

ÚLTIMOS PODCASTS

Last modified: 31 de dezembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tabela de preço digitaltabela de preço açouguemídia indoortabela digitaltabela de preços digital para supermercadosmidia indoor software