E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

ZATOICHI

As histórias do espadachim cego criado por Kan Shimosawa, tiveram muitas adaptações para o cinema e televisão. A melhor delas, Zatoichi, de 2003, foi roteirizada, dirigida e interpretada pelo cineasta Takeshi Kitano. Tudo se passa no século XIX. Zaitochi é um nômade que ganha a vida jogando e fazendo massagens. Ao chegar em uma pequena aldeia ele se depara com um grupo de humildes camponeses oprimidos por uma gangue sangrenta. Ao tomar o partido dos mais fracos, ele utiliza toda a sua habilidade com a espada para defendê-los. Kitano capricha na coreografia das cenas de luta e imprime um humor quase infantil, mas que funciona muito bem. Além disso, coexistem com a trama maior algumas subtramas bem interessantes. Mesclando seqüências de ação com outras de puro lirismo, Kitano ainda nos reserva um divertido e inusitado número musical de sapateado oriental no final do filme. E, de quebra, bem no finalzinho da história, nos revela uma grande surpresa.
ZATOICHI (Japão 2003). Direção: Kakeshi Kitano. Elenco: Takeshi Kitano, Tadanobu Asano, Michiyo Ookusu, Gadarukanaru Taka, Daigorô Tachibana, Yuuko Daike, Yui Natsukawa, Ittoku Kishibe, Saburo Ishikura e Kohji Miura. Duração: 116 minutos. Distribuição: Buena Vista.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Respostas de 3

  1. Zatoichi é um filme que nos faz enxergar além de uma história nipônica, é um filme com uma montagem das mais originais, uma fotografia exuberante (no canal dos comentários, o diretor fala da química utilizada na revelação do negativo), uma pós-produção que se utiliza do 3D, que valoriza o conteúdo da obra, contém tramas paralelas e, por fim, é um bom exemplo do que é um filme que atrevo a chamar de pós-moderno. Dos poucos que não sei quantas vezes já vi, daqueles filmes que de tempo em tempo me chama na prateleira, bem amparado entre os filmes do Jackie Chan e os do Stephen Chow. Recomendado para apaixonados pelo filão, iniciados na sétima arte e desprendidos para absorver uma obra diferente do normal.

  2. OPAZ, a história se repete…

    Fizeram o fantástico OS SETE SAMURAIS e os americanos foram lá e fizeram 7 HOMENS E UM DESTINO (gosto das duas obras, mas a primeira é fantástica)… dai eu leio esse post e lembro que assisti FURIA CEGA (BLIND FURY), um filme anos 80 com o Rutger Hauer e achei bem divertido… só agora descobri que é uma versão americana (pelo menos inspirada) nese ZATOICHI que agora preciso conferir.

    Por isso que eu gosto de passar sempre por aki e tropeçar nas boas dikas e informações! VALEUZ!

    JOPZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES