Há quem defenda que os melhores diretores são aqueles que antes trabalharam como atores. Não acredito nessa suposição como integralmente verdadeira. Existem, e bastante, grandes diretores que nunca atuaram antes. Mas, é preciso dizer, existem também atores que se tornaram excelentes cineastas. E Philip Seymour Hoffman é o mais novo membro desse seleto clube. E o melhor, ele tomou a acertada decisão de não tentar reinventar a roda. Vejo Você no Próximo Verão, seu filme de estréia como diretor, é singelo, criativo e tem aquela chama especial que revela que quem está por trás da câmara tem potencial. O roteiro se baseia na peça de Robert Glaudini, que também escreveu a adaptação para o cinema. A trama gira em torno de dois casais. Clyde (John Ortiz) e Lucy (Daphne Rubin-Vega) armam um plano para que seus amigos Jack (Philip Seymour Hoffman) e Connie (Amy Adams) se conheçam. É curioso perceber a maneira como as relações dos casais se desenvolvem a partir do início da trama. Hoffman demonstra grande habilidade ao desenvolver as personagens. Vejo Você no Próximo Verão não é aquele tipo de filme que vai entrar para a História do Cinema. E, obviamente, nunca deve ter sido essa a intenção do diretor. Trata-se de um filme simples, como foi o início da carreira de Hoffman como ator. Vendo hoje o grande ator que ele se tornou, podem ter certeza, está nascendo um grande diretor.
VEJO VOCÊ NO PRÓXIMO VERÃO (Jack Goes Boating – EUA 2010). Direção: Philip Seymour Hoffman. Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan, John Ortiz, Thomas McCarthy, Richard Petrocelli e Daphne Rubin-Vega. Duração: 91 minutos. Distribuição: Imovision.
Uma resposta
É desses filmes despretenciosos que nos abraça logo na primeira vez em que assistimos. Depois, queremos revisitá-lo na certeza que iremos gostar mais e ainda mais e ainda mais!