FILME DO DIA

E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

TAXI DRIVER

1976 foi um ano difícil para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Cinco filmes disputavam o Oscar de melhor de filme naquele ano: Esta Terra é Minha, Rede de Intrigas, Rocky – Um Lutador, Taxi Driver e Todos os Homens do Presidente. Qual deles você acha que levou o prêmio máximo? Como assim? Tá falando comigo? Bem, eu não tô vendo ninguém mais por aqui? Então, tá falando comigo? Agora indo direto ao assunto: Taxi Driver é o filme que transformou Martin Scorsese em Martin Scorsese. Realizado em 1976 com um custo estimado de pouco mais de um milhão de dólares, esta obra-prima do cinema mundial continua influente e assustadoramente atual. Com roteiro de Paul Schrader, o filme conta a história de Travis Bickle (Robert De Niro, em interpretação visceral), um veterano da guerra do Vietnam que tem dificuldade para dormir. Cansado de gastar dinheiro nos cinemas pornôs noturnos, ele resolve trabalhar como motorista de táxi. Bickle é uma pessoa que perdeu completamente qualquer tipo de vínculo com a sociedade. Esse comportamento fica claro na total inabilidade dele em construir um relacionamento com Betsy (Cybill Shepherd). Sozinho e insone, ele perambula por uma Nova York suja, perigosa, enfumaçada e cheia de vícios. Após conhecer Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 14 anos, ele decide fazer alguma coisa para mudar aquele quadro degradante que ele testemunha diariamente andando pelas ruas. Taxi Driver é um filme tão cheio de simbolismos e significados que nunca seriam esgotados em um único texto. Diversos livros e inúmeros cursos já tiveram ele como tema principal e acreditem, não conseguiram esgotar toda a sua riqueza. É justamente isso que faz dele uma obra fundamental. Realmente, a Academia teve uma tarefa muito difícil em 1976 e terminou por escolher Rocky – Um Lutador como o melhor filme daquele ano. Sem desmerecer o vencedor e os demais concorrentes, a história se encarregou de mostrar qual deles era efetivamente o melhor.
TAXI DRIVER (Taxi Driver – EUA 1976). Direção: Martin Scorsese. Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Cybill Shepherd, Harvey Keitel, Leonard Harris, Peter Boyle, Diahnne Abbott, Frank Adu e Gino Ardito. Duração: 114 minutos. Distribuição: Sony.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

3 respostas

  1. O caso de Taxi Driver é o seguinte: você aluga o filme e sai novamente de casa para comprá-lo na loja mais próxima. Puro e simplesmente. E vai para a loja de táxi! Uma obra-prima a comemorar os 500 filmes… bravo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES