E-BOOK

CINEMARDEN VAI AO OSCAR

PICKPOCKET: O BATEDOR DE CARTEIRAS

O cineasta francês Robert Bresson é simplesmente um dos maiores mestres do cinema. Formado em Artes Plásticas e Filosofia, antes de descobrir a sétima arte, tentou carreira como pintor. Foi preso em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial durante um ano. Quando começou a fazer filmes desenvolveu um estilo que ganhou fama por seu minimalismo. Inspirado no romance Crime e Castigo, de Dostoievski, o próprio Bresson escreveu o roteiro de Pickpocket: O Batedor de Carteiras. A história gira em torno de Michel (Martin LaSalle), um jovem batedor de carteiras. No começo, aquilo que era feito como simples diversão, se transforma em compulsão e termina por levá-lo à prisão. De volta às ruas, Michel se envolve com o crime e enfrenta crises de consciência por conta do que faz. Bresson contratou um batedor de carteiras profissional para prestar consultoria durante as filmagens. Seu estilo narrativo seco, direto e econômico (com poucos movimentos de câmara) garantem ao filme um realismo perturbador.
PICKPOCKET: O BATEDOR DE CARTEIRAS (Pickpocket – França 1959). Direção: Robert Bresson. Elenco: Martin LaSalle, Marika Green, Larry Peerce, Pierre Etaix, John McNaughton, Pierre Leymarie e Jean Pelegri. Duração: 75 minutos. Distribuição: Versátil.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Uma resposta

  1. Bresson é um nome que nos leva ao cinema, como nos leva às locadoras. Todo Bresson vale o ingresso ou locação. Para os mais animados… é necessário ter seus filmes em casa! Algo que entendo e compartilho totalmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS POSTAGENS

ASSINE E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES