Se você ama cinema e estava em busca de um curso intensivo com um dos melhores professores do mundo, a procura acabou. A Versátil, em parceria com a Livraria Cultura lançou no Brasil uma preciosidade, O Cinema Por Scorsese. Pela primeira vez juntos em uma mesma caixa os dois documentários dirigidos e apresentados pelo cineasta Martin Scorsese. O primeiro, Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano, foi realizado em 1995 e produzido pelo British Film Institute como parte das comemorações dos cem anos da sétima arte. O próprio título já deixa claro se tratar de um olhar íntimo do diretor sobre os filmes feitos em seu país. Scorsese nos conduz de maneira apaixonada e destaca o trabalho do diretor como contador de histórias. Depois, abre espaço para três gêneros americanos por excelência: o faroeste, o filme de gângster e o musical. Por fim, qualifica a filmografia de alguns cineastas em grupos bem distintos: os ilusionistas, os contrabandistas e os iconoclastas. O segundo é Minha Viagem à Itália, feito em 2001, quando Scorsese estava naquele país filmando Gangues de Nova York. A abordagem aqui é mais pessoal ainda. O diretor resgata a herança italiana de sua família e os filmes que marcaram sua infância, em especial, os dirigidos por Rossellini, De Sica, Visconti e Fellini. O olhar de Scorsese é sentimental, porém, profundamente enriquecido pelo seu vasto conhecimento da história do cinema. Ao total são 471 minutos, quase oito horas, de puro encantamento. O Cinema Por Scorsese deveria fazer parte do enxoval de todo bebê. Para se ter em casa, ver e rever diversas vezes e aplaudir de pé, sempre!
O CINEMA POR SCORSESE (Disco 1 – A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies e Disco 2 – Il Mio Viaggio in Italia – EUA 1995 e 2001). Direção: Martin Scorsese e Michael Henry Wilson (disco 1) e Martin Scorsese (disco 2). Duração: 225 minutos (disco 1) e 246 minutos (disco 2). Distribuição: Versátil/Cultura.
Uma resposta
Como perder a visita de um Mestre em nossa casa? Uma aula de cinema em nossa casa? Sim, o Marden tem razão: “O Cinema Por Scorsese deveria fazer parte do enxoval de todo bebê.” e complemento: também de todos os adultos de bom senso.