O diretor Martin Scorsese nunca escondeu de ninguém sua paixão pela música em geral, e pelo rock em particular. As trilhas sonoras de seus filmes, na maioria das vezes, possuem algum clássico do gênero. Paralelo a isso, Scorsese sempre se envolveu, seja como montador, produtor ou diretor, de inúmeros projetos envolvendo música. E isso começou cedo. Seu primeiro trabalho profissional foi na sala de montagem do filme que documentou o Festival de Woodstock. Em No Direction Home a estrela é Robert Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan. Este documentário tenta desvendar o mito e a extraordinária trajetória de Dylan, desde suas raízes no seu estado natal, Minnesota, passando por suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, em Nova York, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Trata-se basicamente de material de arquivo que Scorsese garimpa como poucos e nos apresenta de maneira vigorosa e apaixonada, com algumas cenas raras, nunca vistas, tanto de apresentações ao vivo quanto de entrevistas, com o recluso astro da música. Um filme que captura a ebulição criativa e o momento mais crucial da carreira desse grande artista.
NO DIRECTION HOME: BOB DYLAN (EUA 2005). Direção: Martin Scorsese. Documentário. Duração: 207 minutos. Distribuição: Paramount.
Uma resposta
Para quem nunca assistiu a um documentário dirigido pelo Scorsese, eis aqui uma maravilhosa porta de entrada. Aproveite!