Nascido em Pernambuco e radicado em São Paulo, Heitor Dhalia trabalhou com publicidade antes de abraçar o cinema. Nina, de 2004, marca sua estreia como diretor de longas. Antes ele havia sido assistente de direção e roteirista. O roteiro do filme, escrito por ele junto com Marçal Aquino, é uma adaptação do romance Crime e Castigo, do russo Dostoievski. A ação acontece na capital paulista, onde Nina (Guta Stresser) trabalha como garçonete. Ela mora em um quarto na casa de Eulália (Myrian Muniz). Sem dinheiro para pagar o aluguel, a jovem inquilina sofre nas mãos da velha proprietária do imóvel. O “clima” fica cada vez mais tenso entre as duas. Dhalia optou por filmar em preto e branco e contou aqui com o talento excepcional do fotógrafo José Roberto Eliezer. Outra decisão do diretor foi misturar elementos narrativos dos quadrinhos e da animação. Tudo isso faz de Nina uma obra diferente dos demais. Além das duas atrizes que “duelam” na maioria das cenas, o filme possui um elenco de apoio de peso. Preste atenção nas participações especiais de Wagner Moura, Lázaro Ramos, Selton Mello e Matheus Nachtergaele.
NINA (Brasil 2004). Direção: Heitor Dhalia. Elenco: Guta Stresser, Myrian Muniz, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Milhem Cortaz. Duração: 90 minutos. Distribuição: Sony.
Uma resposta
Gosto deste filme, apesar de creditar as participações especiais como uma tremenda distração verdadeiramente desnecessária.